HC integra estudo multicêntrico para tratamento da Covid-19 com plasma convalescente

Cinco centros de excelência que atuam no Estado de São Paulo iniciaram o estudo sobre o uso do plasma convalescente em pacientes com a Covid-19. O estudo multicêntrico, randomizado, controlado e aberto irá avaliar a eficácia do plasma convalescente em 120 pacientes com a Covid-19. O projeto pretende responder se este tratamento pode ajudar os pacientes com formas mais graves de doença, quando utilizado até 10 dias após o início dos sintomas.

O estudo, que recebeu aprovação pela CONEP em 26 de maio, reunirá o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, o Hospital das Clínicas e Hemocentro da Universidade Estadual de Campinas, Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, o Hospital Sírio-Libanês e o Hospital Israelita Albert Einstein.

De acordo com pesquisador e médico responsável pela participação da Unicamp, Bruno Dentreggia Benites, a proposta é baseada em testes que já ocorreram em outros surtos, como o Ebola e o H1N1 e que apresentaram resultados promissores. “Agora para o coronavírus apostamos que o plasma consiga diminuir o tempo que a pessoa levaria para se recuperar e, principalmente, evitar os desfechos negativos, que seria evolução para internação em leito intensivo ou mesmo a necessidade de respiradores para ventilação”, diz.

A eficácia do uso de plasma convalescente ainda não é determinada, e a sua segurança também será avaliada. O plasma convalescente é coletado do sangue de indivíduos que se recuperaram da Covid-19 e, por isso, pode conter anticorpos contra a doença. A pesquisa é um importante investimento na avaliação das melhores possibilidades de combate à doença. O projeto de pesquisa conta com o apoio do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, através da FINEP.

Quais são os centros envolvidos:

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo: maior complexo hospitalar da América Latina, dedicou todo o Instituto Central para o tratamento de pacientes Covid-19.

Investigador Principal: Vanderson Rocha

Hospital de Clínicas/Hemocentro da Universidade de Campinas

Investigador Principal: Bruno Benites

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto:

Investigador Principal: Rodrigo Calado

Hospital Sírio-Libanês:

Investigador Principal: Silvano Wendel

Hospital Israelita Albert Einstein:

Investigador Principal: Luiz Vicente Rizzo

Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações: