I Seminário Internacional de Pesquisa em Educação para as Profissões da Saúde da FCM comemorará 10 anos do Pró-Ensino em Saúde

Enviado por Camila Delmondes em Sex, 12/11/2021 - 14:47

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp realiza no dia 30 de novembro, das 9h às 17h, o I Seminário Internacional de Pesquisa em Educação para as Profissões da Saúde (I SIPEPS). Em formato híbrido, on-line e presencial, o evento contará com a participação de docentes, discentes e egressos de diversas universidades, do Brasil e do exterior.

Pela manhã, I SIPEPS contará com a Mesa Redonda Internacional intitulada Possibilidades e desafios para a pesquisa em Ensino em Saúde, com a participação dos professores, Brownell Anderson, da Universidade do Minho (Portugal); Rakesh Patel, da University of Nottingham (Reino Unido); Madalena Patrício, da Universidade de Lisboa (Portugal) e Melchor Sánchez Mendiola, da Universidade Nacional Autónoma (México). A mediação será da professora Eliana Martorano Amaral, coordenadora do Núcleo de Avaliação, Pesquisa e Educação em Saúde (Napes) da FCM.

No período da tarde, às 14 horas, o evento contará com a apresentação das diferenças experiências institucionais do Pró-Ensino em Saúde. São convidados dessa sessão, os professores Nildo Batista, da Associação Brasileira de Ensino Médico (ABEM); Sylvia Batista, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp); Milton Martins, da Universidade de São Paulo (USP); Luis Ernesto Troncon, da USP de Ribeirão Preto; Eliana Cyrino, da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp);  e Izabel Coelho, da Faculdade Pequeno Príncipe. A coordenação será da professora do Departamento de Pediatria da FCM, Maria Angélica Bicudo.

Ainda no período da tarde, o pesquisador Dário Cecílio-Fernandes será o facilitador da sessão de apresentação e discussão de relatos de caso, intitulada Como a pós-graduação em Ensino em Saúde impactou a vida dos egressos.

Pró-Ensino na Saúde: 10 anos

Na ocasião de realização da mesa de abertura do I SIPEPS, a Diretoria, o Napes, a Coordenadoria de Apoio Acadêmico (CAAC) e a Coordenadoria de Graduação em Medicina (CEG) da FCM homenagearão os professores José Antonio Rocha Gontigo, Ricardo de Lima Zollner, Gil Guerra Júnior, Angélica Maria Bicudo e Rosana Onocko Campos pela implantação, na FCM, do programa Pró-Ensino em Saúde, criado em 2011 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), e que agora celebra 10 anos de atividade.

“O Pró-Ensino em Saúde tem como proposta a formação em pesquisa sobre educação para as profissões da saúde. Nesses últimos 10 anos, a FCM já contou com a defesa de 14 dissertações de mestrado e 18 teses de doutorado pelo programa, por participantes já eram ou se tornaram professores em diversas outras universidades. Atualmente, o programa conta com 13 alunos de mestrado e 21 de doutorado”, destacou a coordenadora do Napes da FCM, Eliana Amaral.