Imunologia Clínica da Unicamp é referência internacional em urticária e angeoedema

Enviado por Camila Delmondes em seg, 26/04/2021 - 11:19

O Serviço de Imunologia Clínica e Alergia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp recebeu duas importantes certificações internacionais, conferidas pela Global Allergy and Asthma European Network (GA²LEN) e European Academy of Allergy & Clinical Immunology (EAACI): Centro de Excelência e Referência em Urticária (GA²LEN UCARE)  e Centro de Excelência e Referência em Angioedema (GA²LEN | HAEi ACARE)

“Agora, a Unicamp é referência internacional no manejo da urticária e da angioedema”, explica o médico assistente do Departamento de Clínica Médica da FCM, Eli Mansur, especialista em Imunologia Clínica e Alergia, responsável pelos trabalhos que resultaram na obtenção de ambas as certificações, válidas até novembro de 2022.

Você sabia?

O angioedema hereditário é uma doença genética rara caracterizada por inchaços em diferentes partes do corpo que aparecem em crises. Este tipo de angioedema pode ser fatal por sufocamento. O diagnóstico e o tratamento adequados são importantes.

A urticária, por sua vez, é caracterizada pelo aparecimento inesperado de vergões, as urticas, que são altamente pruriginosas e migratórias e, na maioria das vezes, não tem causa. O tratamento visa o controle total da doença até o seu desaparecimento.

“Tanto urticária, como o angioedema são doenças crônicas que impactam muito a vida da pessoa. Recomendamos avaliação em centros especializados, principalmente nos casos de mais difícil controle”, disse Mansur.