Íscia Cendes, Wilson Nadruz e Lúcia Heily recebem prêmios institucionais da Unicamp e da FCM

Enviado por Edimilson Montalti em Seg, 21/12/2020 - 09:49

A geneticista Íscia Teresinha Lopes Cendes, o cardiologista Wilson Nadruz Júnior e a artista plástica Lúcia Helena Heily receberam, no dia 18 de dezembro (sexta-feira), em cerimônias virtuais, os prêmios institucionais da Unicamp e da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Íscia Lopes Cendes recebeu da Unicamp o Prêmio “Zeferino Vaz”. O prêmio é concedido a docentes que tenham se destacado nas suas funções de docência, pesquisa e extensão. Wilson Nadruz recebeu, pela Unicamp, o Prêmio de Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação.

“Em um ano tão difícil, no qual muitas vezes o conhecimento científico foi menosprezado e tivemos ameaças importantes ao financiamento da universidade pública, foi particularmente importante para mim receber o Prêmio de reconhecimento acadêmico Zeferino Vaz", comentou Íscia Cendes.

Leia aqui a matéria e o vídeo da cerimônia virtual no Portal da Unicamp e a relação de professores e pesquisadores da Unicamp contemplados.

Incentivo ao Ensino de Graduação

No mesmo dia, a FCM fez a entrega o Prêmio Miguel Tobar Acosta de Incentivo ao Ensino de Graduação em Medicina e o Prêmio Gabriel de Oliveira da Silva Porto, também de Incentivo ao Ensino de Graduação em Fonoaudiologia. Os premiados foram Wilson Nadruz e Lúcia Helena Heily. A cerimônia de entrega dos prêmios foi durante a reunião da Congregação.

“No curso de fonoaudiologia eu faço parte de uma equipe interdisciplinar de professores e espero que minha contribuição sobre o papel da cultura e da arte como parte vital da vida tenha ampliado os conhecimentos dos nossos jovens fonoaudiólogos em formação, trazendo mais cor e melodias para suas práticas profissionais na atuação futura”, disse Lucia Heily em seu discurso de agradecimento.

“Estou extremamente feliz e honrado por estar recebendo essa premiação que se relaciona com o ensino de graduação que do meu ponto de vista é uma das atividades mais nobres da Universidade”, disse Nadruz, agradecendo diversas pessoas que fizeram parte de sua trajetória, entre elas Andrei Sposito, Otávio Rizzi Coelho, José Roberto Matos Souza, Silvia Passseri, Maurício Etchebehere, Li Li Min, Angélica Bicudo e Maria Angela Reis de Goes M. Antonio.

A entrega dos prêmios foi presidida pelo diretor da FCM, Luiz Carlos Zeferino. Participaram também da solenidade o coordenador associado do Curso de Graduação em Medicina, Fábio Hussemann Menezes e a coordenadora do Curso de Graduação em Fonoaudiologia, Christiane Marques do Couto. Eles anunciaram os vencedores de ambos os prêmios de Incentivo ao Ensino de Graduação.

Ricardo de Lima Zollner, chefe do Departamento de Clínica Médica, deu os parabéns ao professor e médico cardiologista Wilson Nadruz. Maria Francisca Colella dos Santos, chefe do Departamento de Desenvolviemtno Humano e Reabilitação, congratulou a educadora e artista plástica Lúcia Helena Reily pelo prêmio.

Durante a cerimônia, Nátalia Tobar, biomédica do Hospital de Clínicas da Unicamp e neta do professor Miguel Tobar Acosta, relatou a alegria em representar a família num prêmio que recebe o nome de seu avô. Alfredo José da Silva Porto Filho, neto do professor Gabriel Porto, se emocionou durante a cerimônia ao se lembrar de histórias da vida de seu avô.

Sobre os Prêmios da FCM

O Prêmio "Miguel Ignácio Tobar Acosta" foi criado, em 2005, em homenagem ao médico fundador do Departamento de Medicina Preventiva e Social da FCM, Miguel Ignácio Tobar Acosta que, já na década de 1970, incentivava os alunos de medicina às atividades “extra-muros”.  Já o Prêmio “Prof. Dr. Gabriel Oliveira da Silva Porto”, instituído em 2011, é uma homenagem ao fundador do Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação.

“Inovador, Tobar enxergava os alunos fora da universidade, nas casas dos pacientes. Já o professor Gabriel Porto ajudou na instalação da faculdade, contribuindo na criação, organização da disciplina de Otorrinolaringologia, do Departamento de Oftalmo-Otorrinolaringologia e do Cepre”, disse Zeferino durante a cerimônia.

Veja a lista de vencedores das edições anteriores do prêmio Gabriel Oliveira da Silva Porto.

Veja a lista de vencedores das edições anteriores do prêmio Miguel Ignácio Tobar Acosta.