Jamiro Wanderley profere aula magna (mágica) para as turmas de Medicina e Fonoaudiologia

Enviado por Edimilson Montalti em Ter, 27/02/2018 - 16:46

O médico Jamiro da Silva Wanderley proferiu a aula magna para os alunos dos cursos de Medicina e Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. O evento aconteceu no dia 26 de fevereiro, às 18 horas, no auditório da FCM. A mesa de abertura da cerimônia foi composta pela pró-reitora da Graduação da Unicamp Eliana Martorano Amaral, o diretor da FCM, Ivan Felizardo Contrera Toro, pelo diretor associado da faculdade, Roberto Teixeira Mendes, pelo coordenador do curso de Medicina Paulo Eduardo Neves Ferreira Velho, e pela coordenadora do curso de Fonoaudiologia Christiane Marques do Couto.

“A presença de vocês nos causa muito orgulho. Vocês vão viver intensamente os próximos anos adquirindo o conhecimento da sua profissão de forma humanista. Dentro da Unicamp, assumimos o compromisso de entregar ao mercado profissionais generalistas, éticos e socialmente responsáveis”, explicou Christiane.

“O mais importante não é técnica ou o conhecimento que vocês vão adquirir ao longo dos anos aqui na faculdade, mas sim tornarem-se médicos e fonoaudiólogos comprometidos com a realidade do nosso país. Esse é o nosso ideal. Esperamos proporcionar a todos um ambiente propício para o desenvolvimento pessoal também”, ressaltou Paulo Velho.

“Seus filhos vão mudar de vida. Eles vão se envolver com novas coisas aqui na Unicamp. É um momento de crescimento, esforço. Aqui prevalece a amizade e a solidariedade e somos contra qualquer constrangimento. Vamos acompanhá-los e ajudá-los no que for possível. As lembranças daqui ficaram para sempre”, complementou Teixeira.

“Vocês estão entrando na melhor Universidade de América Latina e vocês se esforçaram bastante para conseguir essa vitória. Temos a elite da intelectualidade do jovem brasileiro representado nessa sala. Queremos que vocês sejam pessoas cada vez mais preocupadas com o próximo. A estrutura da diretoria está aberta a vocês”, concluiu Ivan.

De acordo com a pró-reitora de Graduação da Unicamp, Eliana Amaral, a Faculdade de Ciências Médicas nasceu de um movimento da sociedade de Campinas para que fosse criada uma faculdade de Medicina e que, anos depois, se juntou a outras faculdades e isto deu origem à Unicamp. Isso significa que a FCM tem em suas origens com a comunidade.

“Essa responsabilidade com a comunidade é muito evidente para os cursos de Medicina e Fonoaudiologia, porque os alunos vivenciam parte da graduação em ambientes assistenciais que atendem à população de Campinas. E isto faz toda a diferença na formação. A Unicamp tem muito a oferecer a vocês. Vivenciem isso com prazer”, aconselhou Eliana.

Aula magna (mágica)

Jamiro da Silva Wanderley disse aos calouros dos cursos de Medicina e Fonoaudiologia que é possível fazer coisas sérias com bom humor. Assim, segundo o médico formado pela Unicamp e coordenador da disciplina de semiologia do curso de graduação em Medicina, “as mensagens ficam dentro do coração”.

“Hoje dia, os adolescentes entre 17 e 24 anos ficam, em média, 8 horas conectados pelos meios eletrônicos e esquecem da convivência e da conversa simples”, apontou Jamiro durante sua apresentação que foi acompanhada também pelos pais dos alunos ingressantes.

Entre um número de mágica e outro que usa durante as palestras, Jamiro foi conversando com o público presente e delineando a aula magna – ou mágica. Para estudar melhor e aprender o conteúdo de uma aula é necessário haver emoção, ensinou Jamiro.

“Nossa escola faz um esforço muito grande para aprimorar os cursos. A cada ano o currículo recebe modificações. As pessoas podem melhorar. Todos têm coisas boas dentro se si que podem compartilhar. Por isso, observem com tranquilidade a maneira de ser de cada um. É possível que vocês se surpreendam”, ensinou Jamiro.