Leny Kyrillos destaca os desafios da comunicação em aula magna para calouros de Fonoaudiologia

Enviado por Edimilson Montalti em Sex, 01/03/2019 - 15:39

No dia 28 de fevereiro, às 18 horas, no Salão Nobre da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, aconteceu a aula magna do curso de graduação em Fonoaudiologia. A aula magna, intitulada Fonoaudiologia e Comunicação, foi proferida por Leny Cristina Rodrigues Kyrillos, fonoaudióloga clínica que atua junto a profissionais de TV, rádio e executivos de empresas.

“Comunicação não é o que sai da boca, é o que chega ao ouvido de cada um. Às vezes, o que a gente comunica chega torto, gera mal-entendidos. Quando nós comunicamos, nós construímos percepção. Isso é muito rápido, inconsciente e isso gera uma reação. Comunicação é algo desafiador”, disse Leny aos calouros do curso de Fonoaudiologia.

A coordenadora do curso de graduação em Fonoaudiologia da FCM, Christiane Marques do Couto, deu as boas-vindas a todos os novos alunos e familiares presentes na aula magna. “O curso de Fonoaudiologia tem a preocupação de formar profissionais generalistas com o olhar que transcenda o mero tecnicismo de realização de exames, pronto para atuar com comprometimento ético e responsabilidade social”, destacou Christiane.

A mesa de abertura da aula magna contou ainda com a participação do coordenador associado do curso de Fonoaudiologia pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp, Thiago Oliveira da Motta Sampaio; da chefe do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação  da FCM, Maria Francisca Colella dos Santos e da coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação da FCM, Ivani Ribeiro da Silva.