Maio Amarelo: Simulação de acidente no viaduto Laurão reúne mais de 100 profissionais

Enviado por Edimilson Montalti em Qui, 23/05/2019 - 14:37

Uma simulação de acidente muito próximo dos casos reais de acidentes aconteceu no dia 14 de maio, às 20 horas, no Viaduto do “Laurão”, em Campinas. Uma história foi criada para estabelecer o atendimento: um motorista embriagado que dirigia em alta velocidade perde controle do veículo ao atender o celular, caindo do viaduto e promovendo a colisão de duas motocicletas e um ciclista.

As vítimas foram personagens interpretados pelos estudantes de medicina que se maquiaram horas antes na sede da SMCC. As maquiagens de lesões e traumas chegaram muito próximas da realidade. Os alunos da Liga do Trauma da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp Diego Gutierrez e João Pedro Paludetto disseram que “foi uma das melhores experiências da graduação, foi uma experiência fenomenal”.

Neste ano, o comitê organizador inovou colocando os residentes do 3º ano de Medicina de Emergência e de Cirurgia do Trauma da Unicamp para atenderem no ambiente real, sendo “sombreado” também por profissionais que já atuam no ambiente pré-hospitalar. O “sombra” era o que apresentava os achados de sinais vitais e de exame físico que não são possíveis de simular para os profissionais do resgate.

“A experiência mostra a necessidade contínua de aprimoramento e integração entre as equipes que atuam no pré-hospitalar. E este ano foi de importante iniciativa ter a participação dos residentes, sendo treinados em um cenário complexo, desafiando os seus conhecimentos muitas vezes restritos somente ao ambiente hospitalar”, disse Thiago Calderan, orientador da Liga do Trauma da Unicamp, membro da Diretoria SBAIT e do Comitê de Trauma da SMCC.

A simulação contou com uma equipe com mais de 100 pessoas entre organização e equipes de atendimento, dentre eles alunos e residentes das Ligas do Trauma da Unicamp e PUC Campinas, pofessores da Unicamp, alunos de enfermagem e coordenadores, pessoas da Socidade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC), Defesa Civil, SAMU, bombeiros, Rota das Bandeiras, EMDEC, Guarda Municipal e Polícia Militar.

Profissionais de diversos serviços comemoraram o evento

A coordenadora do Grupamento de Resgate de Campinas,  Melissa Nucci Brandão, disse que “o clima de simulado no ambiente noturno foi muito bom, ainda mais com a participação dos residentes que estavam vibrando de tanta empolgação. Foi maravilhoso!”

“É bem legal esta junção com todos os órgãos de trânsito e a participação dos estudantes de medicina para poder acompanhar um protocolo de atendimento. É muito diferente viver na rua do que no ambiente da Faculdade. Se um dia acontecer algo semelhante, cada um sabe o que fazer e diminuir erros prováveis de acontecer”, comentou o subcomandante do 7º Grupamento de Bombeiros, Paulo Monteiro Filho.

Gustavo Pereira Fraga, chefe da disciplina de cirurgia do Trauma da FCM da Unicamp e membro do Comitê de Educação da SBAIT, disse que é “interessante ter sido a noite para dar maior complexidade ao atendimento. Você vê que tiveram que improvisar iluminação e foram muito bem com o isolamento da área, colocação das lonas para casos mais graves e, conseguiram fazer bem a remoção de vítimas. Foram muito bem!”.

“A conscientização da população é um dos objetivos das ações do Maio Amarelo e conscientizar no seu próprio ambiente de trabalho e ensino, unindo profissionais e deixar esta experiência marcante em cada um que lá esteve e dos 35 alunos de graduação em Medicina e Enfermagem, é recompensador, por mostrar que estamos sedimentando primeiro os conceitos de Prevenção de Trauma dentro de nossos alunos, representados pelas Ligas de Trauma”, finalizou Calderan.

Texto: Edimilson Montalti e Branca Braga (SMCC)