Médica da FCM recebe o Prêmio Liderança e Pesquisa do Departamento de Tireoide da SBEM

Enviado por Edimilson Montalti em Qui, 18/06/2020 - 10:00

A médica endocrinologista e professora do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Laura Sterian Ward, recebeu no dia 12 de junho o "Prêmio Liderança e Pesquisa” do Departamento de Tireoide da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabolismo (SBEM). A indicação de concorrentes ao prêmio é feita por médicos associados a SBEM. A escolha de Laura Ward foi unânime pela comissão julgadora, constituída por três  membros do Departamento de Tireoide que já receberam o mesmo prêmio.

De acordo com Alfio Tincani, membro da SBEM e professor do Departamento de Cirurgia da FCM, esse prêmio é atribuído aos profissionais que se destacam em produção científica de relevo nacional e internacional. É levado ainda em consideração, as publicações em revistas de grande impacto, a contribuição nas Diretrizes e Consensos que são aplicados no manejo de doenças da tireoide.

A entrega do prêmio ocorre durante o Encontro Brasileiro da Tireoide, normalmente entre o final de abril e início de maio de cada ano. Devido à pandemia de Covid-19, o prêmio foi entregue online.

“Este prêmio coroa anos de dedicação a um ideal que hoje tenho o privilégio de ver replicado nos olhos e embutido na vida de meus alunos e também de tantos e tantos colegas que, arriscando suas próprias vidas, todo os dias saem da segurança de seus lares para enfrentar a doença [Covid-19] e lutar pela vida de outros. Acho que este Prêmio é um reconhecimento à bravura, ao esforço e à perseverança, qualidades que compartilho com meus professores (verdadeiros exemplos de vida), com os meus colegas e com os meus alunos. O reconhecimento renova minha fé, renova a esperança de que podemos fazer diferença”, disse Laura.

Veja aqui o vídeo da premiação

Para a escolha de Laura, a  comissão julgadora considerou, ainda, a contribuição do Laboratório de Genética Molecular do Câncer da FCM, criado por ela, em pesquisas das doenças da tireoide. O prêmio levou em conta os vários pesquisadores que Laura contribuiu na formação e que ocupam, hoje, posições de destaque em várias instituições de ensino e de pesquisa.

De acordo com Rui Monteiro de Barros Maciel, professor de Endocrinologia e pesquisador no Laboratório de Endocrinologia Molecular e Translacional da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp), Laura possui todos os ingredientes para o merecimento do Prêmio Liderança e Pesquisa do Departamento de Tiroide da SBEM. “A homenageada, além de ter forte atuação como educadora e pesquisadora, ter demonstrado participação na divulgação da tiroidologia nacional. Nisso, Laura tem sido exímia, especialmente com sua didática formidável, ao demonstrar a qualidade do seu trabalho e de seus feitos, não apenas no Brasil, mas também no exterior”, disse o ex-orientador de mestrado e doutorado de Laura.

Laura Ward foi editora de seis livros, incluindo três livros internacionais, um dele publicado em inglês e dois em espanhol. Trabalhou em diversas diretrizes de conduta para doenças da tireoide na SBEM e na AMB. Foi orientadora principal de 64 projetos de iniciação científica, 29 mestrados, 20 doutorados e supervisora de quatro pesquisadores em projetos de Pós-Doc.

Em 2017, ela recebeu o Prêmio Zeferino Vaz de reconhecimento acadêmico concedido pela Unicamp e, em 2011, o Prêmio LATS, concedido pela Sociedade Latino-Americana de Tireoide aos pesquisadores que contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento da pesquisa cientifica na América Latina. Ainda em 2020, Laura foi considerada uma das pesquisadoras de destaque do Projeto Open Box da Ciência. Leia aqui a matéria publicada no site da FCM e Portal da Unicamp.