No mês da criança, Boletim da FCM aborda a nova Pediatria e os desafios do século XXI

Enviado por Edimilson Montalti em qui, 24/10/2019 - 14:38

Em comemoração ao mês da criança, a Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp publica uma edição do Boletim da FCM sobre a nova pediatria e os desafios do século XXI. De acordo com a professora e chefe do Departamento de Pediatria da FCM, Mariana Porto Zambon, atualmente, no Brasil, há aproximadamente 60 milhões de crianças e adolescentes até 19 anos. Veja aqui a edição.

“A Pediatria do século XXI no nosso país suscita grandes desafios para todos nós, pediatras, que temos como objetivo a inclusão, o respeito, a educação, as boas condições de saúde e a preparação de todas essas crianças para que tenham uma sociedade digna”, escreve Mariana no editorial.

O entrevistado é o pediatria José Martins Filho, que foi professor do Departamento de Pediatria e reitor da Unicamp. Martins afirma que o pediatra de hoje não pode só tratar de doenças infantis. Ele precisa entender as problemáticas sociais, conhecer o crescimento e o desenvolvimento infantis e as suas relações com o meio ambiente, com a sociedade e, particularmente, com a sua família.

“A presença dos pais na vida das crianças é muito importante. Filhos têm que ser educados, cuidados e preparados para a vida. Eu sempre falo nas minhas conferências: Educar dá trabalho. Se você não está tendo trabalho é porque não está educando”, diz Martins.

Os temas abordados nessa edição são: Sedentarismos, obesidade e alimentos processados, de Maria Angela Reis de Goes M. Antonio; Redes sociais, depressão e ansiedade, de Fernando Cesar Chacra; Desafios no cuidado de crianças e adolescentes com doenças crônicas, de José Dirceu Ribeiro; O problema da deficiência do brincar, de Roberto Teixeira Mendes e Como proteger a saúde das crianças e adolescentes numa Terra inabilável?, de Marcos Tadeu Nolasco da Silva.

Fecha a edição uma foto vencedora do concurso fotográfico Como eu vejo os Direitos Humanos, de Bianca Contieri Bozzo Campos, estudante do 2º ano do curso de graduação em Medicina da FCM e os poemas de Regina Ruscalleda, publicados no livro de coletânea Passageiro do instante.