O Patológico, primeira publicação da FCM, vira acervo digital e nova edição volta a circular

Enviado por Edimilson Montalti em Seg, 16/09/2019 - 13:48

A Khronos – Revista de História da Ciência, da USP, publicou um artigo do Centro de Memória da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp sobre o processo de digitalização, conservação e disponibilização do jornal O Patológico, periódico estudantil publicado pelo Centro Acadêmico Adolfo Lutz (CAAL) no período de 1964 a 2013. Leia aqui o artigo na íntegra.

O jornal O Patológico é a primeira publicação anterior à criação da Unicamp – a FCM foi criada em 1963 e a Unicamp em 1966 –, registrando, a partir do ponto de vista dos alunos, informações referentes ao pensamento e relação do corpo discente com a universidade em diversos períodos.

“O Patológico serve como fonte de pesquisa para a trajetória do curso de medicina dentro da Unicamp. Assim, a preservação do jornal é imperativa, já que representa parte da memória coletiva dos alunos da FCM”, explica o historiador do Centro de Memória da FCM, Ivan Luiz Martins Franco do Amaral, um dos autores do artigo.

A grafia para o nome O Patológico usada na matéria respeitou a grafia adotada no artigo, pois, ao logo dos anos, o nome O Patológico aparece ora junto, ora separado, como O Pato Lógico. O artigo é assinado também por Raíssa Malto Antunes, do Centro de Memória da FCM, Rodrigo Lizardi de Souza, biblioteconomista do Siarq da Unicamp e Rosana Evangelista Poderoso, bibliotecária da FCM.

O acervo O Patológico está disponível para consulta na página do Centro de Memória da FCM em formato PDF/A pesquisável, que garante a preservação digital e promove agilidade de acesso ao documento para o usuário. Veja aqui as edições digitalizadas de O Patológico.

O Patológico voltou...

O Centro Acadêmico Adolfo Lutz acaba de publicar a edição de 2019 de O Patológico, chamado de "a retomada". A última edição de O Patológico foi publicada em 2013. Na carta de apresentação do jornal, Rafael Gerbasi, aluno da 55ª turma de medicina da FCM e integrante da equipe de redação do jornal, escreve: "Durante a formação da chapa Égide do CAAL, foi proposto a reativação do jornal O Patológico a fim de ser um instrumento de inspiração, arte e conhecimento à disposição dos alunos da medicina da Unicamp. Nós, um grupo de alunos da FCM, abraçamos essa ideia e temos nos mobilizado para concretizar esse projeto".

Veja aqui a nova publicação. Contato com a equipe do jornal O Patológico pode ser feita pela e-mail opatologicofcm@gmail.com