"O vestibular passou, agora vocês fazem parte do time FCM"... sejam bem-vindos calouros de Medicina e Fonoaudiologia

Enviado por Edimilson Montalti em Ter, 06/04/2021 - 09:13

Nos dias 16 e 18 de março aconteceram a recepção e aula magna dos cursos de Medicina e Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Os eventos aconteceram pelo Google Meet e foram transmitidos pelo canal do YouTube da faculdade. A aula magna do curso de Medicina foi proferida pelo médico hematologista e ex-reitor da Unicamp, Fernando Ferreira Costa. A aula magna do curso de Fonoaudiologia foi proferida pela fonoaudióloga Ana Lúcia Spina.

“A nossa faculdade tem uma trajetória única. É uma faculdade que enfrenta desafios e se supera para garantir o ensino da mais alta qualidade. Nossa faculdade é fortemente humanista. Para entrar aqui, a seleção é rigorosa. Recebo, com orgulho, todos os novos alunos dos cursos de Medicina e Fonoaudiologia”, disse o diretor da FCM, Luiz Carlos Zeferino, durante a abertura de cada evento.

“Vocês, a partir de agora, são um time. A área da saúde trabalha em equipe. O vestibular passou, vocês não estão mais em competição, estamos agora no mesmo barco. Quanto melhor for a sua equipe, quanto mais bem-sucedidos forem seus colegas, você também será. Sejam infinitamente bem-vindos”, disse a coordenadora do curso de graduação em Medicina da FCM, Joana Fróes Bragança Bastos aos calouros da 59ª turma de Medicina.

“Esse período pela qual a humanidade está passando, creio que ressalta a grande importância da medicina. A pandemia de Covid-19 demonstra como a doação dos médicos, dos profissionais da área da saúde e dos pesquisadores são essenciais para a sobrevivência de nossa sociedade. Essa pandemia aponto para a necessidade de uma formação médica sólida e adequada, onde o método científico deve ser o norteador do avançado da prática médica. Ambos devem ser corretamente ensinados por professores qualificados para a formação de nossos futuros médicos e médicas”, disse Fernando Ferreira Costa durante a sua aula magna.

“O curso de Fonoaudiologia é fruto da parceria entre a FCM e Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp. Nossos alunos tem uma formação generalista e multiprofissional. Assumimos o compromisso de formar profissionais que representem a Fonoaudiologia no Brasil. Vocês, a partir de agora, são nossos parceiros. Tenho o prazer e a honra de receber vocês em nosso curso”, disse Christiane Marques do Couto, coordenadora do curso de graduação de Fonoaudiologia, aos alunos da 20ª turma de Fonoaudiologia.

“A Fonoaudiologia, muitas vezes, tem o direcionamento clínico para as questões de fala, linguagem e motricidade, mas a comunicação humana é um tema rico. A nossa profissão pode colaborar na comunicação do adulto, no trabalho profissional. Posso montar um comunicador com terno, caneta e bela voz, mas se não houver conexão, não vale nada. Para isso, precisamos fazer o outro estar sempre em processo de construção. Bem-vindos ao imenso mundo da comunicação humana e da Fonoaudiologia”, ressaltou Ana Lúcia Spina durante sua apresentação aos ingressantes no curso de Fonoaudiologia.