Oferecido na FCM, via Extecamp, curso de Ética e Bioética forma sua primeira turma

Enviado por Camila Delmondes em Seg, 12/03/2018 - 09:50

“Quem decide cursar bioética não faz isso pensando em retorno financeiro ou na melhoria da técnica profissional, mas para aprender a enxergar com os olhos do outro”, disse a infectologista do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, Maria Helena Pavan, durante a aula de encerramento do curso de “Ética e Bioética”, oferecido pela primeira vez na Faculdade de Ciências Médicas (FCM), por intermédio da Escola de Extensão da Unicamp (Extecamp).

“Pensávamos lidar com o mar, quando na verdade era um tsunami”, disse Maria Helena aos colegas de classe sobre a quantidade e diversidade dos assuntos abordados durante o curso, entre os quais, economia e desigualdade, discriminação de cor e gênero, ebola, AIDS, vida e morte, aborto, eugenia e violência.

“Não há fórmula pronta para aprender a lidar com todas essas temáticas. O caminho é saber ouvir com tempo, vontade, treinamento, humildade e respeito aos desejos e saberes dos outros. Vocês nos deram essa ferramenta”, disse Maria Helena, dessa vez, dirigindo-se diretamente aos professores Flávio César de Sá e Daniela Sacardo, respectivamente, chefe e docente do Departamento de Saúde coletiva da FCM.

Em agradecimento, os alunos renderam homenagens à professora Daniela Sacardo – elegendo-a patronesse da primeira turma de Bioética da Unicamp – e ao cirurgião e professor de Bioética e Ética Médica da FCM, Venâncio Pereira Dantas Filho.

Ética e Bioética
Saiba +

Tendo em vista os avanços mais recentes em tecnologia no campo da saúde e suas implicações éticas, o Curso de Especialização em Ética e Bioética tem como proposta principal, capacitar profissionais de diversas áreas do conhecimento a analisar criticamente o contexto social, fazendo uso dos conceitos, teorias, metodologias e procedimentos da Bioética em suas ações.

São objetivos do curso: Preparar profissionais de diferentes áreas, dos setores, público e privado, de órgãos e organizações, governamentais e não governamentais, de hospitais, secretarias municipais, comitês de ética ou bioética, universidades, profissionais liberais, dentre outros; Formar profissionais capazes de lidar com as ferramentas conceituais da Bioética nas questões cotidianas; Capacitar os especializandos para o desenvolvimento de pesquisas e intervenções na área da Bioética; Preparar os alunos técnica e teoricamente para participarem de Comitês de Ética, Bioética, Comissões e Comitês de Ética em Pesquisa.