Oficina Escritório Vivo inicia série de capacitações na FCM visando à sustentabilidade

Enviado por Camila Delmondes em Sáb, 25/05/2019 - 11:12

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) realizou, na manhã de 24 de maio, a primeira edição da oficina “Escritório Vivo”. O treinamento – organizado pela Comissão de Gestão Ambiental (CGA), coordenada pelo professor do Departamento de Saúde Coletiva, Herling Gregorio Aguilar Alonzo – teve como público-alvo, os profissionais da unidade que atuam nas áreas administrativas.

Com o objetivo de capacitar o olhar crítico da comunidade para o ambiente de trabalho, tornando-o mais saudável e sustentável, a oficina da CGA da FCM atende à legislação ambiental vigente com vistas à menor produção e melhor manejo dos resíduos sólidos, químicos e biológicos.

“Em 2018, a FCM conseguiu a licença definitiva da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). A partir disso, a unidade tem uma série de obrigações e diretrizes junto aos seus servidores”, disse a membro da CGA, Fernanda Longo.

A servidora da FCM explicou ainda, que o treinamento integra uma série de oficinas que serão realizadas com os diversos públicos e áreas da FCM, como funcionários administrativos, técnicos de laboratório e assim por diante. “As oficinas também fazem parte de ações propostas e previstas no Planejamento Estratégico da Faculdade”, comentou.

Segundo explicou a diretora administrativa da FCM, Salete Gobi Chiulle Dias, a questão ambiental está na pauta de discussões da FCM já há muitos anos. “A Faculdade tem trabalhado para a gestão consciente dos resíduos gerados pela unidade rumo à implantação, no futuro, de um Escritório de Gestão Ambiental”, disse.

Salete destacou, também, o papel dos funcionários técnico-administrativos, público-alvo principal do primeiro “Escritório Vivo”, na discussão de ações de redução dos resíduos na FCM. “Os funcionários que atuam nas áreas administrativas da FCM desempenham um papel sabem como conduzir muitas atividades e, justamente, por isso, desempenham um papel muito importante na redução do impacto ambiental local, mantendo vigilância sobre as questões ambientais”, disse.

Durante a oficina, os funcionários participaram de jogos interativos e atividades de reflexão e discussão. A primeira atividade, intitulada “Percepções de um Escritório Vivo”, foi conduzida pela chefe da Área de Manutenção e Serviços Auxiliares (MSA) da FCM, Elaine M. Gonzalez.

Comissão de Gestão Ambiental (próxima atividade)
Boas práticas de manutenção e transporte seguro na área da saúde