Otorrinolaringologia da FCM perde Raul Guedes de Melo

Enviado por Camila Delmondes em Qui, 02/05/2019 - 11:47

Hoje, quem se depara com a pujança da Disciplina de Otorrinolaringologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp – de franco desenvolvimento, com ampliação e remodelação de suas instalações, programas, e participação associativa e científica na comunidade médica brasileira – pode não se dar conta da luta travada nos anos iniciais de constituição da Disciplina e da própria FCM, nos anos iniciais da década de 1960.

O médico otorrinolaringologista Raul Guedes de Melo acompanhou de perto essa batalha. Ele foi o primeiro médico contratado para atuar, à época, no recém-instalado Serviço de Otorrinolaringologia da novíssima Faculdade de Medicina de Campinas.

Sob a coordenação do também otorrinolaringologista Gabriel Porto, Melo atuou de forma incansável na consolidação do serviço, em 1968, conseguindo o apoio financeiro e administrativo da Santa Casa de Misericórdia, que sediaria as primeiras atividades desempenhadas pela Disciplina, na inesquecível “sala 9”.

Após o falecimento de Gabriel Porto, em 1976, Melo foi chefe da Disciplina até a aposentadoria, em 1996, sempre tendo em vista a complexidade crescente da área com a ampliação do quadro docente.

Falecido em 30 de abril último, viúvo da Therezinha Monteiro Guedes de Mello, Raul Guedes de Melo deixa filhos e muitos admiradores. Pela dedicação com que sempre desempenhou as suas atividades, além da saudade da convivência, ele deixa, também, sólidas contribuições para o desenvolvimento da otorrinolaringologia no país.