Outubro Rosa: Alunos de medicina realizam ação no bairro São Quirino

Enviado por Edimilson Montalti em Sex, 19/10/2018 - 10:46

No sábado (6) de outubro, 16 alunos do 4º ano do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e uma aluna do 5º ano estiveram na Unidade Básica de Saúde do bairro São Quirino numa ação para chamar a atenção para a saúde da mulher em comemoração ao Outubro Rosa, mês de combate ao câncer de mama.

“Os alunos fizeram cerca de 30 exames de papanicoloau, mamografia, esclareceram dúvidas sobre métodos anticoncepcionais e realizaram uma aula de forró para mostrar a importância da atividade física para a saúde da mulher”, explicou a pediatria Maria Ângela Góes Monteiro Antonio.

Para Matheus Santarosa Cassiano, aluno do 4º ano de Medicina, a experiência em participar deste mutirão adicionou muito à parte prática de da formação e como isso se enquadra nas funções primordiais do médico generalista.

“Além de participarmos do processo de organização deste evento e entender a importância do trabalho de equipe, pudemos experienciar como os procedimentos de prevenção e as ações de promoção e formação em saúde são essenciais para buscarmos a excelência para os pacientes na atenção básica”, disse Matheus.

Foi um evento organizado pelo médico Nélio Neves Veiga Júnior, da área de ginecologia e obstetrícia da FCM e pela enfermeira Mariana Dolce Marques, preceptora da disciplina de Saúde Coletiva, além de agentes de saúde.