Pedagoga do curso de Medicina da FCM profere aula magna para alunos da Universidade Estadual de Roraima

Enviado por Edimilson Montalti em Ter, 26/02/2019 - 11:23

Silvia Passeri, assessora pedagógica do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, ministrou no dia 19 de fevereiro a aula magna “Vida acadêmica: expectativas e realidade” para alunos da Universidade Estadual de Roraima (UERR). A aula magna abriu o ano letivo de 2019 na UERR. O convite foi feito por Mário Maciel de Lima Junior, professor do curso de Medicina da UERR e atual secretário adjunto da Saúde de Roraima. A mesa de abertura contou com a participação de autoridades do estado de Roraima.

Durante a aula magna, Silvia abordou índices atuais do censo da educação superior, apresentando os percentuais correspondentes às vagas, ingressos e concluintes no Ensino Superior ao longo dos anos no Brasil, com destaque no que se refere ao ensino público.  De acordo com Sílvia, a parcela da população que ingressa na Universidade pública é pequena e muitos não concluem o curso de graduação.

“É preciso motivar os estudantes ingressantes mostrando o valor dessa conquista que é a vaga na Universidade Pública. Progredir no conhecimento nem sempre é uma tarefa fácil e a trajetória acadêmica depende da dedicação do próprio estudante", disse a pedagoga da FCM da Unicamp.

Silvia Passeri apresentou situações que possivelmente os estudantes vivenciarão ao longo da vida acadêmica, principalmente no que se refere a sentimentos como ansiedade, indecisão e desânimo, que podem ocorrer em alguns momentos mas, enfatizou, que as alegrias, as conquistas e o encantamento com a Universidade também fazem parte dessa trajetória.

"Nem sempre a expectativa irá corresponder à realidade, mas é preciso compreender que muitas vezes a realidade poderá ser ainda melhor”, disse.

A assessora pedagógica destacou a importância do professor, que, segundo ela, é o orientador de todo o processo de aprendizagem, indicando sempre qual é o melhor caminho para o aluno seguir para se tornar um bom profissional. Na apresentação, Silvia também destacou o apoio dos colegas e familiares como fundamentais durante a vida acadêmica.

Silvia encerrou a aula com algumas sugestões para a trajetória acadêmica dos estudantes: dedicar-se ao processo de aprendizagem, manter sempre um bom relacionamento com os envolvidos neste processo e aproveitar tudo o que a Universidade oferece.

“Foi uma honra ministrar a aula magna de 2019 na UERR. Fiz amigos, aprendi muito com a experiência deles e conheci pessoas dedicadas, acolhedoras e muito otimistas com o futuro”, confidenciou.

Sobre Universidade Estadual de Roraima

A Universidade Estadual de Roraima está localizada na capital Boa Vista e é mantida pelo governo estadual. Atualmente, possui 958 estudantes, 23 cursos de graduação e nove cursos de pós-graduação. As atividades são desenvolvidas em seis campi: Boa Vista, Rorainópolis, Alto Alegre, Caracaraí, São João da Baliza e Pacaraima, incluindo áreas de assentamento e comunidades indígenas.