Pesquisa da Unicamp recruta voluntárias para estudo clínico, laboratorial e genético sobre Vitamina D

Enviado por Camila Delmondes em Dom, 07/11/2021 - 20:55

Uma pesquisa desenvolvida pelas professoras Regina Maria Innocencio Ruscalleda e Carmen Silvia Bertuzzo, dos Departamentos de Clínica Médica e Medicina Translacional da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, está recrutando mulheres com idade entre 18 e 60 anos para participar de estudo sobre a influência genética nas concentrações sanguíneas de vitamina D.

“Associada ao cálcio, a Vitamina D é importante na manutenção da massa óssea, colaborando para prevenção de osteoporose, além de outras funções atualmente estudadas, como proteção contra infecções, certos tipos de câncer, entre outras. Vários fatores, no entanto, podem afetar os níveis desta vitamina, como exposição ao sol, época do ano, atividade física e também a influência genética”, explica Ruscalleda

As interessadas em participar da pesquisa NÃO podem ser portadoras de doenças reumáticas, diabetes, hipertireoidismo, hipertensão arterial de difícil controle, vírus HIV, hepatites B e/ou C, cirrose hepática e câncer; ou estar em tratamento de diálise, quimioterapia, radioterapia, uso de anticonvulsivantes ou corticosteroides; ou ainda, ser operadas do estômago (cirurgia bariátrica), ovário e mama; ou ter passado por transplante de rim, fígado e pulmão.

Além dos pré-requisitos de saúde, as voluntárias também precisam dispor do período de uma manhã, entre 8h00 e 11h45, para participarem de entrevista, composta de avaliação clínica e resposta a questionário. Após, deverão dispor de outra data para realizar a coleta de sangue para dosagens de cálcio, vitamina D, e amostra para estudo genético.

Ao receberem os resultados dos exames terão orientações médicas quanto ao significado deles, bem como encaminhamento para acompanhamento e assistência ambulatoriais se estiverem alterados. As participantes terão direito ao ressarcimento de despesas para participação da pesquisa.

Importante: Devido à pandemia de Covid-19, durante as entrevistas haverá cumprimento de normas sanitárias de distanciamento social, uso de máscaras, higienização das mãos, conforme orientações médicas necessárias. Também será preenchido pela voluntária, o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, necessário à realização do estudo.

Interessadas em participar da pesquisa podem entrar em contato, diretamente com a professora Regina Maria Innocencio Ruscalleda, pelos telefones (19) 3521-9222 e (19) 3521-7878 ou e-mail: reginain@unicamp.br