Pesquisa sobre fatores genéticos associados à bronquiolite viral aguda ganha prêmio da SMCC

Enviado por Edimilson Montalti em qui, 04/07/2019 - 15:14

 

Pesquisa sobre fatores genéticos associados à bronquiolite viral aguda de pesquisadores do programa de pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp ganhou o prêmio de Mérito Científico da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC). A entrega do prêmio aconteceu no dia 15 de junho, em Campinas. Veja aqui a matéria completa sobre a premiação.

A pesquisa é resultado da tese de doutorado do médico Alfonso Eduardo Alvarez, com orientação do professor José Dirceu Ribeiro. O estudo foi conduzido em três hospitais: Sumaré, Unicamp e Vera Cruz e teve o apoio da Fapesp. A pesquisa resultou em um artigo publicado na revista Gene. Leia aqui.

“Detectar associações genéticas em casos de bronquiolite viral aguda é o primeiro passo para o desenvolvimento de testes capazes de identificar o possível desfecho clínico de cada paciente diagnosticado com a doença logo após a entrada no pronto-socorro”, disse Fernando Augusto de Lima Marson, pesquisador na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e um dos autores do artigo.

Veja aqui a matéria completa no site da Agência Fapesp.

Leia também:
Pesquisa apoiada pela FAPESP recebe prêmio em Medicina