Pesquisa sobre zumbido une Unicamp e Nottingham

Enviado por Edimilson Montalti em Ter, 19/03/2019 - 09:58

Derek J. Hoare, professor associado em ciências da audição e coordenador de pesquisa em zumbido e hiperacusia no Biomedical Research Centre da Universidade de Nottingham, Inglaterra, esteve na semana de 11 a 15 de março na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp participando de diversas atividades. Ele veio à convite do Programa de Pós-Graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação da FCM, coordenado pela professora Adriana Laplane.

No dia 12, Derek foi recebido na diretoria da FCM por Luiz Carlos Zeferino, diretor da faculdade e Cláudio Saddy Rodrigues Coy, diretor associado. Derek veio acompanhado pela professora Helenice Nakamura, do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação e da aluna de pós-graduação Carla Salles Chamouton. À noite, ele assistiu ao documentário OcupaExtensão Vila Paula, na Casa do Lago (Ver vídeo).

No dia 13, Derek fez uma palestra no Salão Nobre da FCM onde ele falou sobre o sistema de saúde britânico e as práticas de pesquisa. Já no dia 14, o pesquisador da Universidade de Nottingham visitou, pela manhã, algumas unidades de saúde da Unicamp, dentre elas o Hospital de Clínicas, o Centro e Estudos, Pesquisa e Reabilitação (Cepre) e os Centros de Saúde Rosália e Cássio Raposo. À tarde, ele falou sobre a aplicação de metodologias ativas de pesquisa sobre zumbido.

“Produzimos, em média, um artigo a cada três ou quatro semanas. Nosso método envolve a participação de pacientes em todas as etapas da pesquisa, desde a elaboração das perguntas abertas até a seleção das 10 principais perguntas que nortearam o questionário final. Tudo é aproveitado”, disse Derek.

Ainda dentro da programação de sua visita à Unicamp houve a proposta do desenvolvimento do projeto de pesquisa "Significados e mecanismos: avaliação de grupos de apoio para adultos com zumbido", que será desenvolvido no Reino Unido como  parte do doutorado de Carla, aluna do programa de pós-graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação. A orientação é da professora Helenice Yemi Nakamura e o coorientador será de Derek.

“Há muitos interesses em comum que envolvem pesquisas desenvolvidas por docentes do Programa de Pós-Graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação e a Nottingham, como por exemplo as ciências da audição, o trabalho de grupo, a avaliação de serviços de saúde e a multidisciplinaridade. O convênio proposto possibilitará trocas nas áreas das ciências da audição, na saúde coletiva e no estudo do zumbido e o intercâmbio de alunos e professores”, explica Helenice.

Sobre Derek J. Hoare

Derek J. Hoare é formado em enfermagem pela Universidade de Brighton e bacharel honorário em ciências pela Universidade de Manchester. Tem mestrado em pesquisa em Ciências Biológicas e doutorado em Neurociência Sensorial, pela mesma universidade. Além de professor e pesquisador, é atualmente vice-presidente do British Tinnitus Association’s Professional Advisory Committee.Tem experiência clínica e de pesquisa em saúde e neurociência sensorial. Seu trabalho contínuo inclui explorar novos tratamentos e analisar como maximizar os benefícios das opções atuais de gerenciamento do National Health Service (NHS).