Pós-Graduação da FCM dá as boas-vindas a 124 novos alunos

Enviado por Camila Delmondes em Seg, 15/07/2019 - 15:32

Nos dias 10 e 11 de julho, aconteceu a matrícula de 124 alunos ingressantes de nove cursos de mestrado profissional, mestrado acadêmico e doutorado da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. São 21 novos estudantes dos cursos de mestrado profissional, 51 novos mestrandos e 52 novos doutorandos. O início das aulas está previsto para o início de agosto.

As matrículas para o segundo semestre de 2019 foram realizadas no prédio da Pós-Graduação da FCM, por uma equipe de dez funcionários, durante quatro turnos. No ato da matrícula, os novos alunos receberam instruções sobre procedimentos administrativos e bolsas de estudos. No período que estiverem desenvolvendo seus estudos, os novos alunos receberão formação da mais alta qualidade em diferentes áreas do conhecimento da saúde, básica ou aplicada e poderão usufruir da infra-estrutura física e do apoio pedagógico que a FCM disponibiliza.

“Apesar desse não ser o período com maior volume de matrículas, tivemos um número significativo de ingressantes nos 10 Programas de Pós-Graduação que abriram vagas, o que mostra a força da FCM para atrair alunos de diferentes regiões do país e também do exterior, explica a coordenadora da Comissão de Pós-Graduação da FCM, Cláudia Vianna Maurer Morelli.

Entre os novos pós-graduandos da FCM, oito deles irão integrar a primeira turma do Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Clínica Médica. "São profissionais com título de mestre e com experiência na área da saúde pertencentes ao quadro efetivo de pessoal da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) do campus de Mossoró, no Rio Grande do Norte", destaca a professora Denise Engelbrecht Zantut Wittmann, coordenadora do programa de pós-graduação em Clínica Médica.

Segundo explica Denise, o Dinter terá início em agosto próximo, por meio de convênio firmado entre a Unicamp e a Ufersa e visa oferecer a possibilidade de titulação a docentes efetivos da universidade norte-riograndense sob orientação de docentes do programa de pós-graduação em Clínica Médica.

"Há um ano o convênio vem sendo preparado. Para isso, a coordenação e membros do programa de Clínica Médica fizeram uma visita à Ufersa, onde se realizou o contato com a reitoria, coordenadores e os docentes interessados. Em seguida com base na área de interesse de cada candidato, possibilitamos o contato com os orientadores para a elaboração dos projetos de pesquisa", conta a docente da FCM.

O processo seletivo específico para o Dinter ocorreu no último processo seletivo do PPCM, nos os mesmos moldes do realizado para os alunos regulares. As aulas serão transmitidas online, sendo programada uma participação presencial por semestre.

Ainda de acordo com Denise, similarmente ao Dinter, no primeiro semestre de 2019, teve início o Minter, fruto do convênio entre PPCM e a Universidade Federal do Mato Grosso (campus Rondonópolis), com a participação de 10 alunos de mestrado.

"Também teve início, nesse semestre, o programa Minter/Dinter do PPG Ciências da Cirurgia, com a matrícula de dois mestrandos e seis doutorandos decorrente do convênio firmado com a Unidade Acadêmica Especial de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Jataí, em Goiás. Em junho passado, a professora Raquel Franco Leal e o secretário Amarildo Stabile Junior estiveram naquela cidade especialmente para aplicação do processo seletivo específico que selecionou os alunos", contou Denise.

Saiba mais

A FCM oferece 15 programas de pós-graduação stricto sensu, além do Programa de Pesquisador em Medicina, do Programa de Pesquisador de Pós-Doutorado e diversos cursos de especialização lato sensu. Atualmente, a faculdade conta com 151 estudantes no mestrado profissional, 532 mestrandos e 649 doutorandos, totalizando 1332 alunos. Veja aqui [link: https://www.fcm.unicamp.br/fcm/pos-graduacao] os cursos oferecidos.