PIC – Práticas Integrativas e Complementares na Saúde

O programa oferece atividades de promoção ao bem estar físico e mental, que são construídas e pactuadas com as Unidades/Órgãos/Institutos/Faculdades interessadas em proporcionar aos servidores e alunos o autocuidado em relação a sua saúde e que pode acontecer no próprio local de trabalho/estudo.

Essas práticas, através da visão ampliada do processo saúde-doença e da promoção global do cuidado humano, envolvem abordagens que buscam estimular mecanismos naturais de prevenção de doenças e recuperação da saúde.

ATIVIDADES OFERECIDAS

DANÇA CIRCULAR

A Dança Circular é uma prática de dança em roda, tradicional e contemporânea, originária de diferentes culturas, que favorece a aprendizagem e a interconexão harmoniosa entre os participantes.

DANÇA SÊNIOR

Na dança sênior a harmonia entre ritmo e melodia  promove a sensação de bem-estar, que reflete em sua natureza a liberdade de objetivos, ou na liberação da alegria de viver.

TREINAMENTO PERFUMADO

O Treinamento Perfumado é uma prática corporal da medicina Chinesa que trabalha a manutenção da vida, através da realização de movimentos suaves,  cuja finalidade é  prevenir  doenças  para depois nutrir e reconstruir as energias.

AUTO MASSAGEM

Massagem significa  amassar, e é uma  prática  tão antiga quanto o homem.

Tem sido muito procurada pois traz bem estar e relaxamento.

As doenças e dores são respostas do nosso corpo nos  pedindo para ser cuidado. A massagem tem como objetivo trazer o equilíbrio do funcionamento dos órgãos através do TOQUE.

YOGA

A prática da Yoga envolve posturas leves e introdutórias, que visam trabalhar o corpo e a mente de forma interligada, realizando exercícios que auxiliam no controle da ansiedade, dores no corpo e estresse.

RELAXAMENTO FÍSICO E MENTAL

O relaxamento físico e mental utiliza técnica que busca desfazer as tensões físicas, mentais e emocionais.

REFLEXOLOGIA

Na reflexologia são utilizadas técnicas de massagens nos pés, que relaxam o corpo, diminuindo tensões e favorecendo o sono reparador.

ALONGAMENTO, RESPIRAÇÃO, RELAXAMENTO E NOÇÕES DE MEDITAÇÃO

São realizados exercícios de alongamento simples, relaxamento mental e  respiração consciente para reduzir stress, ansiedade e liberar endorfinas.

QUEM PODE PARTICIPAR

Pessoas da comunidade da Unicamp interessadas em participar desde que pactuadas com o local de trabalho/estudo.

As Unidades/Órgãos interessadas  podem entrar em contato através do e-mail: css@cecom.unicamp. br