Professores, alunos e funcionários da FCM recebem prêmios da Unicamp

Enviado por Edimilson Montalti em qui, 07/12/2017 - 09:10

A Reitoria da Unicamp entregou na quarta-feira (6) os prêmios de reconhecimento acadêmico “Zeferino Vaz”; de reconhecimento docente pela dedicação ao Ensino de Graduação; de mérito científico do XXV Congresso de Iniciação Científica; Inova Unicamp de iniciação à inovação e o prêmio aos profissionais da carreira Paepe. A cerimônia de entrega aconteceu no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp.

A professora e pesquisadora da FCM Laura Sterian Ward recebeu o prêmio “Zeferino Vaz”. Elisabete Gasparetto, professora do curso de graduação em Fonoaudiologia da FCM recebeu o prêmio de reconhecimento docente pela dedicação ao ensino de graduação. Veja a lista completa dos premiados da graduação e Zeferino Vaz.

PIBIC e PIBIC ensino médio

O aluno Daniel Shoji Hayashi ganhou o prêmio PIBIC pela pesquisa Identification of genetic profile associated with response to treatment with protein Smoothened (SMO) inhibitors in paediatric medulloblastoma patients. A orientação foi da professora Ana Luiza Ongaro Seidinger Conte.

Duas pesquisas da Medicina e uma da Fonoaudiologia receberam menção honrosa. Christopher Cralcev ganhou a menção honrosa com a pesquisa Análise da síndrome metabólica e das concentrações da proteína transportadora de ácidos graxos de adipócitos (a-fabp) sobre a sobrevida de pacientes com câncer mamário, após cinco anos de acompanhamento, sob orientação da professora Silvia de Barros Mazon. Eduardo Riccetto também recebeu a menção honrosa pela pesquisa The influence of informative material over awareness and opinion about organ donation on Brazilian. A orientação foi da professora Ilka Boin.

Estudo audiológico em neonatos de usuárias de drogas, álcool e tabaco de Maiara Ferreira Casagrande, aluno do curso de Fonoaudiologia, recebeu também menção honrosa. A orientadora foi a professora Maria Francisca Colella dos Santos. A menção honrosa do PIBIC Ensino Médio foi para Matteo Vinícius Terin, da Escola Estadual Dom João Nery. Ele recebeu o prêmio pela pesquisa Estudo das proteínas ID1, ID2, ID3 e ID4 no carcinoma diferenciado da tireoide. A orientação foi da professora Laura Sterian Ward.

Em entrevista ao Portal da Unicamp, Laura Ward considerou o prêmio Zeferino Vaz como “a coroação de uma carreira”, mas também ficou feliz com a menção honrosa no prêmio da iniciação científica para Matteo.

“É muito interessante presenciar uma cerimônia na qual as duas pontas da pesquisa – quem está começando e quem já está consolidada e pode ensinar e preparar futuros pesquisadores – recebem, juntos, prêmios tão importantes dados pela Unicamp”, comentou Laura.

Veja a lista dos premiados no PIBIC e PIBIC ensino médico.

Prêmio Paepe

Na parte da tarde foi entregue o prêmio Paepe. A FCM concorreu com três trabalhos. O trabalho vencedor pela unidade foi Aperfeiçoamento do processo de seleção dos participantes do Programa de Estágio Docente na faculdade, de Bruno Alves Pereira e Gustavo Teramatsu. Os outros trabalhos inscritos foram Pontos da Literatura na FCM, de Emilton Barbosa Oliveira e Eliana Pietrobom e Práticas de resgate histórico de vestígios documentais presentes em acervos pessoais no CMA, de Emilton Barbosa Oliveira e Rafaela Basso.

Leia matéria completa no Portal da Unicamp.