Semana de Fonoaudiologia chega à 17ª edição com foco na interdisciplinaridade

Enviado por Edimilson Montalti em Sex, 24/05/2019 - 12:34

De 20 a 24 de maio, acontece na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, a 17ª edição da Semana de Fonoaudiologia (Semafon) da Unicamp. O evento é organizado inteiramente por alunos do curso de Fonoaudiologia da FCM. Os temas dessa edição enfocam a interdisciplinaridade. As apresentações dos trabalhos científicos são abertas e haverá uma ação social junto a uma entidade beneficente de Campinas.

A abertura da XVII Semafon aconteceu na manhã de segunda-feira (20), no auditório da FCM. “Estudar é preciso, mas viver tudo o que a Universidade nos proporciona é encantador. Nunca foi tão importante lutar por ela [Universidade]. A união e o trabalho em equipe nos proporcionam superação e resultados que não imaginamos. A Semafon é fruto disso”, disse Anyeli de Camargo Pereira, presidente da Comissão Organizadora da XVII Semafon.

Para a pró-reitora da graduação da Unicamp, Eliana Martorano Amaral, a Semafon é um exemplo do engajamento dos estudantes com o processo de aprender que vai além da sala de aula. Eliana espera que os princípios da Semafon – dentre eles a interdisciplinaridade – se espalhem entre os demais cursos da Unicamp.

“O processo de organização de eventos como a Semafon dá, a quem participa, competências de gestão e liderança. Essa é uma atividade que o mundo não enxerga. Precisamos dar visibilidade à sociedade de ações que acontecem dentro da Universidade e que vão além da produção científica”, ressaltou a pró-reitora.

Participaram da mesa de abertura do evento o diretor associado da FCM, Cláudio Saddy Rodrigues Coy; a chefe do Departamento de Desenvolvimento Humano e Reabilitação da FCM e coordenadora geral da Semafon, Maria Francisca Colella dos Santos; a coordenadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação Prof. Dr. Gabriel Porto (Cepre), Ivani Rodrigues Silva; a coordenadora do curso de Fonoaudiologia da FCM, Christiane Marques do Couto; o coordenador associado do curso de Fonoaudiologia pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), Thiago Oliveira da Motta Sampaio e a professora do curso de Fonoaudiologia e vice coordenadora geral da Semafon, Maria Isabel Ramos do Amaral.

Sobre a Semana de Fonoaudiologia

A Semana de Fonoaudiologia foi criada em 2003, por iniciativa das alunas da primeira e segunda turmas do curso de Fonoaudiologia da Unicamp, em conjunto com a professora Maria Francisca Colella dos Santos. O objetivo principal que é incentivar o trabalho em equipe para a troca de conhecimentos científicos entre estudantes e profissionais.

"É com muito orgulho que vejo a Semafon chegar à maturidade, com dedicação e empenho dos alunos. Nós, professores, apenas acompanhamos o processo, para dar segurança nos momentos estressantes. A Semafon é um evento de destaque no campo da ciência fonoaudiológica, além de atividades culturais e lazer", explicou Francisca.

Acompanhe o evento na página da Semafon nas redes sociais.