Nessa próxima segunda-feira (27), 113 alunos do 6º ano do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp retornam às atividades presenciais na universidade com a realização de estágio clínico dentro do Hospital de Clínicas (HC), Hospital da Mulher (Caism) e Hospital Estadual de Sumaré (HES). Em atividades remotas de ensino desde o mês de abril, eles participaram hoje, na FCM, de treinamento sobre o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

A capacitação foi realizada pelas enfermeiras do Laboratório de Habilidades da FCM e da Escola de Educação Corporativa (Educorp) da Unicamp, Juliany Lino Gomes Silva e Angélica Olivetto de Almeida. “É muito importante que eles saibam o que fazer para não exporem a si mesmos, os familiares e as pessoas ao redor”, comentou a enfermeira Angélica, que integra o Grupo de Trabalho da Reitoria responsável pelo plano de retomada das atividades na universidade.

Retorno às atividades presenciais
Treinamento de paramentação e desparamentação de EPIs, realizado no Laboratório de Habilidades da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, no dia 24 de julho/Foto: Marcelo Oliveira

Segundo explicou a coordenadora do curso de graduação em Medicina da FCM, Joana Fróes Bragança Bastos, o retorno das atividades presenciais foi planejado cuidadosamente com os coordenadores de disciplinas e Comissão de Ensino de Graduação, com ativa participação discente, levando em consideração as condições do sistema de saúde, neste momento.  “As disciplinas foram adaptadas de acordo com a disponibilidade dos campos de prática funcionantes sempre tendo em vista os conteúdos essenciais para a formação do médico generalista”, disse.

Para retornar as atividades, além do treinamento para o uso adequado de EPIs, os alunos foram testados para Covid-19 para aumentar a segurança. Outros cuidados como a divisão da turma em pequenos grupos, em ambiente físicos adequados, e a manutenção da supervisão integral das atividades, também foram tomados.

“Neste momento de grave crise epidemiológica mundial, a formação de profissionais de saúde, em especial de médicos, é de grande importância para a manutenção da saúde em nosso país. A retomada das atividades presenciais dos alunos do sexto ano, portanto, é imprescindível”, disse Joana.

Ainda de acordo com a coordenadora do curso médico da FCM, todas as providências visando à segurança dos estudantes e pacientes e à manutenção da excelência em ensino foram tomadas. “Não abrimos mão disso. Desejamos um retorno tranquilo aos alunos do sexto ano. Que eles possam aproveitar todas as oportunidades de aprendizado na prática clínica”, comentou Joana.

Texto: Camila Delmondes
Assessoria de Imprensa FCM