UFSCar, Baterias Moura e Coletivo Trevo doam 1.230 máscaras de proteção facial ao HC Unicamp

FACE SHIELDS

O Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp recebeu a doação de 1.230 face shields para o combate à pandemia de Covid-19. As doações foram feitas pela Universidade Federal de São Carlos, Baterias Moura e Coletivo Trevo. As quantidades doadas foram, respectivamente, 500, 230 e 500 face shields.

O Coletivo Trevo nasceu com o propósito de conectar pessoas e fortalecer causas através de três virtudes: a fé, o amor e a esperança. As face shields doadas ao HC Unicamp são compostas de EVA, elástico e acetato. Elas foram produzidas manualmente para os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Acreditamos que a maior reflexão deste momento ímpar da história é que sejamos nós os doadores, ou parceiros, voluntários ou voluntárias, para praticar a solidariedade não é preciso ter, basta apenas ser. Conter essa pandemia depende muito das nossas atitudes individuais em prol da coletividade”, disse Isabella Marques Trovão de Paula, que fez a entrega do Coletivo Trevo ao superintendente do HC, Antonio Gonçalves de Oliveira Filho.

O Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) criou o projeto de extensão Rede de colaboração para combate ao COVID-19 por meio de manufatura aditiva e outros meios de fabricação. Esse projeto visa o desenvolvimento, produção e distribuição de equipamento de proteção – em especial protetores faciais do tipo face shield – para doar aos profissionais da área de saúde que atuam na pandemia.

“Frente à realidade extraordinária que se impôs à sociedade em geral, e no sentido de atender a seus objetivos estatutários gerais de apoio e promoção ao desenvolvimento científico e tecnológico da UFSCar e suas outras instituições apoiadas, a FAI – UFSCar entendeu que poderia contribuir de forma diferencial ao criar mecanismo inédito para apoio de projetos de pesquisa cujo objetivo específico sejam ações de combate ao coronavírus”, explicam os idealizadores no projeto.

Fundado em 1957 em Pernambuco, o grupo Moura é líder na América do Sul na comercialização de baterias. Desde o início da pandemia de Covid-19, eles já fizeram várias doações. Por meio de uma parceria com costureiras do agreste pernambucano, viabilizaram a confecção de 100 mil máscaras de tecido reutilizáveis que foram distribuídas em todo o país. Em outra parceria com empresas do Recife, doaram também 50 mil cestas básicas. Na fábrica da empresa em Pernambuco, produziram 10 mil máscaras modelo face shield e mil baterias para respiradores hospitalares.

“A Moura, em Campinas, fez a doação de 230 face shields para o HC Unicamp e também para outras instituições da região, num total de mil máscaras de proteção individual. Acreditamos na sustentabilidade e de que precisamos devolver à sociedade a confiança que ela deposita em nossos produtos. Assim, conseguimos ajudar o máximo de pessoas no combate à pandemia de Covid-19”, disse Diogo Carlini, coordenador de vendas do grupo Moura.

Seja um amigo do HC. O hospital precisa de doações

Para doar, acesse aqui ou ligue para a Central de Doações do HC no telefone (19) 99834-8160.

Texto: Edimilson Montalti
Assessoria de imprensa da FCM Unicamp