Unicamp e UFRN iniciam curso de mestrado e doutorado interinstitucional na área da saúde

Enviado por Edimilson Montalti em Qua, 30/09/2020 - 08:56

A Unicamp e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizaram, virtualmente, na manhã de terça-feira (29), a abertura das turmas de mestrado e doutorado interinstitucional na área de Saúde da Criança e do Adolescente. A cooperação envolve a Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e Escola Multicampi de Ciências Médicas, no campus Caicó, da UFRN. Ao todo, 25 alunos da UFRJ farão o curso de pós-graduação oferecido pela FCM.

De acordo com Simone Appenzeller, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente, a cooperação chamada de Dinter (doutorado interinstitucional) e Minter (mestrado interinstitucional) entre ambas as universidades é importante para o programa de pós-graduação da FCM e para contribuir para a qualificação dos professores da UFRJ, ampliar as ações de pesquisa e implantar o Programa Pesquisador em Medicina, modalidade destinada a alunos de graduação que podem fazer ao mesmeo tempo o doutorado.

Claudia Maurer Morelli, coordenadora da Comissão Pós-Graduação (CPG) da FCM, destacou que com Caicó a CPG detém três programas Minter e Dinter. “Uma das missões da pós-graduação é a formação de recursos humanos para atender as necessidades locais e regionais e produzir conhecimento que tornem o país independente intelectualmente, cientificamente, tecnologicamente. O Minter e Dinter trará experiências para nossos docentes e alunos”, destacou Cláudia durante a abertura do evento.

O Diretor da Escola Multicampi de Ciências Médicas UFRN, George Dantas de Azevedo, disse que a UFRN já mantém uma parceria com a Unicamp na área de residência médica em Dermatologia. “A Unicamp mostra um alinhamento muito forte com a responsabilidade social. Saímos da Unicamp com um projeto para 20 vagas de doutorado, 5 de mestrado e ainda o Pesquisador em Medicina. Precisamos celebrar esse momento e divulgar mais essas ações”, disse George.

Assista ao vídeo da cerimônia e acompanhe as falas do diretor associado da FCM, Claudio Saddy Rodrigues Coy, do reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo e do chefe de gabinete da Unicamp, José Antonio Rocha Gontijo, representando o reitor da Unicamp, Marcelo Knobel. “A convivência entre duas instituições diferentes desperta ideias críticas e vontade de crescer academicamente. O compromisso social de um curso de pós-graduação, além de formar pessoas para ensino e pesquisa, é a possibilidade de mudar a realidade local”, ressaltou Gontijo.