XXVIII CoMAU destaca a diversidade como oxigênio para uma universidade de excelência

Enviado por Edimilson Montalti em Seg, 11/11/2019 - 11:29

Aconteceu na Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, de 25 a 26 de outubro, o XXVIII Congresso Médico Acadêmico da Unicamp (CoMAU), o maior evento acadêmico-científico do Estado de São Paulo, organizado por estudantes de graduação dos cursos de Medicina, Fonoaudiologia e Enfermagem.

Anual, o CoMAU é destinado a alunos de graduação, pós-graduação, aprimorandos, residentes e demais profissionais de saúde. A edição de 2019 teve como módulos, na programação: Hot Topics, Interdisciplinar de UTI, Psiquiatria, Saúde da Criança, Cirurgia na Atualidade, Diferentes Atuações dos Profissionais de Saúde, Emergências Cardiológicas, Ginecologia e Obstetrícia, e Neurociências & Neurologia.

Veja aqui o álbum e fotos do XXVIII CoMAU.

A cada ano, o CoMAU ganha cada vez mais importância no cenário nacional, sempre contando a participação de renomados pesquisadores do país. A abertura do congresso aconteceu no dia 25, às 15 horas, no auditório da FCM. Além de mesa de abertura com autoridades da Unicamp os congressistas assistiram “Aspectos Práticos da Relação Médico-Paciente", com cardiologista da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Celmo Celeno Porto.

Presidente do CoMau, o estudante do 4º ano de Medicina, Henriquy Aguiar Coelho, destacou o envolvimento dos colegas de curso, na organização do Congresso. “O CoMau foi dirigido por 14 estudantes, mas, ao todo,  63 alunos fizeram parte da Comissão Organizadora. Gostaria de compartilhar esse momento com todos eles. Estamos orgulhos de poder organizar um evento como esse em meio às atividades acadêmicas, extracurriculares e a nossa vida social”, disse.

Parafraseando o reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, o anfitrião do evento também fez elogios aos aspectos gerais da programação do evento que, já organização, pode contar, em sua mesa diretora, com 11 mulheres, negras e brancas, alunos oriundos de escolas públicas e que ingressaram na universidade através do Profis, e pelo menos um acadêmico pertencente à comunidade LGBT.

“A diversidade de saberes é oxigênio para uma universidade de excelência. A organização desse evento é uma pequena amostra que exemplifica a importância da diversidade dentro da universidade. Que a diversidade aumente e seja cada vez mais inclusiva, a fim de contemplar todos os graduandos dos cursos da saúde. A diversidade é uma enorme riqueza em nosso meio e, como tal, deve ser cuidada”.

A pró-reitora de Graduação da Unicamp, Eliana Martorano Amaral, que também é docente do Departamento de Tcoginecologia da FCM, endossou o discurso do presidente do CoMAU, destacando a atuação dos estudantes da universidade na organização dos eventos acadêmicos.

“A preocupação com a qualidade e com os valores, claramente refletida nas palavras do Henriquy, é uma característica dos alunos da Unicamp. É um exemplo e uma vivência diária do que são os nossos alunos. Quando os nossos estudantes vão para outros lugares, as pessoas percebem essa diferença”, disse.

Eliana Amaral também lançou um novo desafio para as próximas edições do CoMAU, sugerindo a inclusão dos alunos dos cursos de Farmácia, Nutrição e Educação Física na organização do evento. “É muito bom que tenhamos mais do que os alunos da Medicina nesse congresso, com a participação dos alunos da Fonoaudiologia e Enfermagem. Mas, precisamos ser ainda mais interdisciplinares. Hoje, o conhecimento, o avanço e o cuidado, não se dão mais dentro de uma única carreira ou área. Podemos ampliar ainda mais”, disse a pró-reitora.

Também compuseram a mesa de abertura do XXVIII CoMAU e enviaram cumprimentos aos participantes da edição, o diretor associado, as coordenadoras do curso de graduação em Medicina e Fonoaudiologia e o professor orientador do evento, respectivamente, Cláudio Rodrigues Saddy Coy, Joana Froes Bragança Bastos, Christiane Marques do Couto e Egberto Ribeiro Turato.

Prêmios Adolfo Lutz e Lopes de Faria

A cada ano, o CoMAU entrega os prêmios Adolfo Lutz, nas categorias de Pesquisa Básica, Cirurgia, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Saúde Coletiva. Os vencedores concorrerão ao Prêmio Lopes de Faria, entregue pela Comissão de Pesquisa da FCM. A data da premiação será divulgada em breve.

Confira a relação dos vencedores:

1º Lugar

2º Lugar

CIÊNCIA BÁSICA

Aluno: Marco Lázaro de Sousa Batista

Aluno: Juliano Cesar Alves Reis

Trabalho: The CD90/Thy1 in Triple Negative Breast Cancer: associations by bioinformatics between dysregulated genThe CD90/Thy1 in Triple Negative Breast Cancer: associations by bioinformatics and systems biology approach between dysregulatees and Sgnaling Pathways

Trabalho: Efeito leishmanicida de Vernonia polyanthes less.: caracterizações fitoquímicas e biológicas

CLÍNICA MÉDICA

Aluno: Caíque Chagas Cavuto

Aluna: Beatriz Martinelli Luchiari

Trabalho: Estudo exploratório retrospectivo de aplicação de doppler espectral em Síndrome de Sjögren