Graduação

A disciplina de Urologia da Unicamp, tem atuação marcante no curso de graduação.

No que se refere à formação dos profissionais da área da saúde, o curso de graduação está em constante aperfeiçoamento, seguindo as mais modernas e recentes técnicas desenvolvidas neste campo. Veja as atividades da graduação.

Atividades


 

Atividades voltadas para o 3º ano do curso de Graduação em Medicina

A área de Urologia é co-responsável pelo módulo MD 644 Fisiopatologia Integrada (Bloco: Aparelho Geniturinário – aparelho urinário e genital masculino) juntamente com o departamento de anatomia Patológica.

O curso é ministrado para o terceiro ano do Curso de Graduação em Medicina (2o semestre). Nele são apresentadas aulas teóricas sobre os temas urológicos mais relevantes, com foco voltado para a fisiopatologia diagnóstico das doenças urológicas de importância para o médico geral.

Ementa MD 644

 

Atividades voltadas para o 4º ano do curso de Graduação em Medicina

A área de Urologia participa da Disciplina MD 752 Atenção Clínico-Cirúrgica Integrada I, ministrado para o quarto ano do Curso de Graduação em Medicina. Os alunos são divididos em grupos nos quais é desenvolvido programa teórico e aulas práticas.

O programa de atividades práticas, de responsabilidade da Área de Urologia, é desenvolvido às terças, quartas e quintas feiras, das 10 às 12 horas, nas dependências do Ambulatório de Urologia e no Centro Cirúrgico Principal do Hospital das Clínicas da Unicamp.

Ementa MD 752

 

Atividades voltadas para o 6 º ano do curso de Graduação em Medicina

Desenvolvido em conjunto com a área de Nefrologia, a Disciplina MD 134 Módulo Nefro-Uro tem por objetivo geral ensinar o aluno através de sua inserção completa no atendimento supervisionado aos pacientes, habilitando-o a raciocinar clinicamente e decidir a melhor conduta frente a determinada situação.

Os objetivos específicos incluem habilitar o aluno a realizar a anamnese e examinar adequadamente os pacientes urológicos, valorizando os aspectos éticos; prestar assistência pré e pós-operatória aos pacientes com doenças de resolução cirúrgica urológica; integrar os conhecimentos de clínica médica e cirurgia geral na assistência ao doente com problemas urológicos; e utilizar, criteriosamente, os recursos tecnológicos para o diagnóstico das doenças e aprender noções básicas para interpretação dos resultados.

Ementa MD 134