Histórico

A criação da Disciplina de Urologia

A então Disciplina de Urologia da Unicamp foi criada em 1968, na Santa Casa de Misericórdia de Campinas, anexa ao Hospital Irmãos Penteado, logo após a criação da Faculdade de Ciências Médicas em 1963.
Nessa época, o diretor da Faculdade era o Dr. Antonio Almeida, oftalmologista do Instituto Penido Burnier, e amigo do governador Carvalho Pinto. O então chefe do Departamento de Cirurgia era o Professor Mario Degni (Ademarista). O Dr. Roberto Rocha Brito, já destacado urologista no cenário nacional àquela época, fora o primeiro convidado para constituir e chefiar a Disciplina de Urologia, porém declinou e deixou o cargo para o Dr. Wilson Simas. 
Na época da constituição, em 1968, a Disciplina fora composta com os seguintes assistentes: Antonio Gugliotta, Licurgo Santos Castro Neto e Celso Mazzariol. A aula inaugural fora proferida pelo Dr. Rocha Brito e contou com a presença de várias personalidades acadêmicas e da cidade de Campinas.

 

Professor Augusto Afonso Ferreira: a Urologia ganha identidade

Em 1969, o Dr.Wilson Simas pediu afastamento da Disciplina de Urologia para dedicar-se à clínica privada. Naquele momento, a chefia do Departamento de Cirurgia era exercida pelo Prof. Marcel Cerqueira Machado, especialista em hepatologia oriundo da Faculdade de Medicina de Pinheiros, da Universidade de São Paulo. 
Este, em conjunto com o Professor José Aristodemo Pinotti do Departamento de Tocoginecologia, tiveram conhecimento do retorno do Dr. Augusto Afonso Ferreira do conceituado serviço da Mayo Clinic – Rochester (Minessotta), no qual havia se pós-graduado durante 5 anos. e ambos
     Dr. Augusto Afonso Ferreira      convidaram-no para assumir o comando da Disciplina. 

Na época, a equipe era ainda composta pelos Drs. Antonio Gugliotta, Licurgo Castro Santos Neto e Celso Mazzariol. O Dr. Gugliotta desligou-se da disciplina no início da década de 70, após sua pós-graduação no Instituto Puigvert, em Barcelona, aceitando o convite para constituir a Disciplina de Urologia da Faculdade de

Medicina da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
A partir de 1972 apenas o Dr. Augusto e Licurgo permaneceram no serviço até que o então Dr. Carlos Arturo Levi D’Ancona, egresso da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Campus de Sorocaba, e Osamu Ikari egresso do programa de Residência Médica na própria Unicamp, foram incorporados à Disciplina.
O Dr. Augusto Afonso Ferreira comandou a Disciplina de Urologia até seu falecimento em 1981, vítima de infarto do miocárdio. O falecimento prematuro do Professor Augusto foi recebido com grande pesar por toda Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, em virtude do seu grande carisma e conhecimento técnico.

 

O Legado do Prof. Nelson Rodrigues Netto Jr.

O professor Prof. Nelson Rodrigues Netto Jr., então Professor Livre Docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, assumiu a Disciplina de Urologia da Unicamp 1982, tornando-se seu primeiro Professor Titular, em 1986.

Sob o comando do Prof. Dr. Nelson Rodrigues Netto Jr., a equipe da Urologia Unicamp foi composta inicialmente (da direita para a esquerda) pelos Drs. Netto, Osamu Ikari, Ubirajara Ferreira, Paulo Palma, Carlos D’Ancona e Celso Vilaça.

Além de pioneiro da Endourologia no nosso país, o Professor Netto foi o grande responsável pela implementação do espírito acadêmico na Disciplina de Urologia, que logo se tornaria um importante pólo de pesquisa clínica e experimental na Urologia Brasileira. Sua filosofia, fundamentada na busca incessante da perfeição e motivação constante dos assistentes, levou-o a constituir-se um dos principais formadores de Discípulos na especialidade no nosso país. Nesse sentido, logo no ínicio da sua gestão, foi incorporado à disciplina o Dr. Paulo César Rodrigues Palma, então egresso do programa de residência médica da Unicamp, ainda sob o comando do Prof. Afonso Ferreira e, em seguida, o Dr. Ubirajara Ferreira, que foi o primeiro residente formado exclusivamente na sua gestão.
Algum tempo depois, buscando incentivar o desenvolvimento da cirurgia urológica experimental, foi contratado o Dr. Fernandes Denardi, egresso do Departamento de Urologia da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp.