Qualificações e defesas - Detalhes


POLÍTICAS INCLUSIVAS NO ENSINO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÃO DOS NÚCLEOS DE ACESSIBILIDADE


Candidato(a): Jacqueline Caroline Costa Frederico
Orientador(a): Adriana Lia Friszman De Laplane

Apresentação de Defesa

Curso: Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação
Local: Anfiteatro da Pós Graduação da FCM
Data: 26/11/2025 - 14:00
Banca avaliadora
Titulares
Adriana Lia Friszman De Laplane
Débora Dainez
Maria Elisabete Rodrigues Freire Gasparetto
Maria de Fátima Carvalho
Zélia Zilda Lourenço de Camargo Bittencourt
Suplentes
Katia Regina Moreno Caiado
Lucia Helena Reily
Monica de Carvalho Magalhães Kassar

Resumo



No Brasil, políticas públicas de inclusão para alunos com deficiência começam a ser pensadas na década de 1990. A partir disso, emergem duas iniciativas governamentais, direcionadas ao ensino superior, que apoiam as instituições para estruturar os Núcleos de Acessibilidade: o TEC NEP (2000) e o Programa Incluir (2005). Esses serviços especializados têm como objetivo eliminar ou reduzir barreiras que dificultem a participação de acadêmicos com deficiência no ensino superior. Nesse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo principal conhecer e analisar a atuação dos Núcleos de Acessibilidade. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP (CAAE: 93130218.0.0000.5404). O trabalho tem como fonte de dados: entrevistas, respostas a um questionário on-line, Planos de Desenvolvimento Institucional vigentes em 2019 das instituições públicas de ensino superior e regimentos internos dos Núcleos. Participaram 28 gestores e oito técnicos de 36 Núcleos, entre julho de 2019 e fevereiro de 2020. A categorização das respostas obedece aos critérios da Análise de Conteúdo (Bardin, 1995; Minayo, 2012). Em fevereiro de 2020, a pandemia de Covid-19 reconfigurou os modos de aprender e ensinar. O ensino remoto foi uma alternativa encontrada para que as instituições de ensino superior pudessem seguir com o ano letivo, na medida do possível. Como resultados, tanto no ensino presencial quanto no remoto, a maioria dos Núcleos cumpriu seu papel no que tange à promoção da acessibilidade no ensino superior. As práticas desenvolvidas estão de acordo, também, com o descrito nos documentos que regem os Núcleos.

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
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