Qualificações e defesas - Detalhes


AVALIAÇÃO DAS FUNÇÕES COGNITIVAS E DESEMPENHO ESCOLAR DE PACIENTES PEDIÁTRICOS COM DOENÇA RENAL CRÔNICA


Candidato(a): Cibele Longobardi Cutinhola Elorza
Orientador(a): Eloisa Helena Rubello Valler Celeri

Apresentação de Defesa

Curso: Saúde da Criança e do Adolescente
Local: Sala Azul CPG
Data: 12/12/2025 - 08:30
Banca avaliadora
Titulares
Eloisa Helena Rubello Valler Celeri
Karina Borgonovi Silva Barbi
Amilton Dos Santos Junior
Eduardo Henrique Teixeira
Marcos Tadeu Nolasco Da Silva
Suplentes
Karina Diniz Oliveira
Evelyn Kuczynski
Cristiana Castanho de Almeida Rocca

Resumo



Introdução: A Doença Renal Crônica em crianças e adolescentes constitui um desafio para a saúde pública. Estudos apontam déficits precoces em atenção, memória, linguagem e velocidade de processamento, sugerindo a necessidade de investigações que relacionem variáveis clínicas e socioeducacionais. Métodos: Estudo observacional caso-controle com 72 participantes, sendo 36 com diagnóstico de DRC (6 a 14 anos) acompanhados em ambulatório de nefropediatria de hospital universitário e 36 controles pareados de escola pública municipal. Foram aplicados a Escala Wechsler de Inteligência para Crianças – 4ª edição (WISC-IV), o Teste de Desempenho Escolar – 2ª edição (TDE-II), além de revisão de prontuários e questionário socioeconômico. Resultados:
As crianças com DRC apresentaram desempenho significativamente inferior em todos os subtestes do WISC-IV, com maiores diferenças em compreensão verbal, vocabulário, cubos e velocidade de processamento (p<0,001). O Índice de Compreensão Verbal apresentou significância entre os índices fatoriais. No TDE-II, foram observadas diferenças significativas em aritmética, leitura e escrita (p<0,001). A escolaridade do cuidador mostrou-se fator moderador positivo. Conclusão: Os achados revelam prejuízos cognitivos e escolares nessa população, presentes desde os estágios iniciais. Destaca-se a importância da inclusão de avaliações neuropsicológicas no acompanhamento clínico e da implementação de intervenções pedagógicas personalizadas, visando minimizar os efeitos da doença sobre o desenvolvimento infantil.

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
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