Introdução: A prática do yoga tem sido disseminada no ocidente como ferramenta terapêutica e de autoconhecimento. É uma prática que aborda a noção de saúde integral, nas dimensões física, mental, emocional, espiritual e social. O yoga valoriza o componente subjetivo das experiências de cada praticante, contribui para melhorar a autopercepção, a fim de entender os processos de saúde-doença-cuidado. Além disto, visa promover novas reflexões e ações individuais e coletivas. No contexto universitário, onde sintomas de sofrimento mental como estresse e ansiedade devido as demandas acadêmicas são comuns, o yoga pode ser uma alternativa poderosa para melhorar a saúde mental das(dos) estudantes. Neste sentido, ao facilitar o fluxo da respiração, a prática de yoga, aliada às técnicas de meditação, pode favorecer o estado de presença e atenção da(do) estudante e favorecer o manejo de tensões. Objetivo: analisar os efeitos e os sentidos da prática do yoga para o cuidado do sofrimento mental, estresse e qualidade do sono de estudantes de graduação e pós-graduação da área da saúde. Metodologia: foi desenvolvido um Programa de Yoga e Meditação (PYM), dividido em dois ciclos, correspondendo aos dois semestres letivos de 2020, com treze semanas de aulas, cada. Para a coleta das informações as(os) participantes do PYM foram convidados a preencher o Instrumento de Mensuração de Sintomas Médicos Autorrelatados- Measure Yourself Medical Outcome Profile (MYMOP), o Questionário de Autoavaliação- Self Report Questionnaire (SQR-20), a Escala de Sonolência de Epworth e a Escala do Estresse Percepcionado(PSS), antes e depois das 13 semanas de aulas. Além destes instrumentos, foram realizadas entrevistas abertas com as(os) participantes que completaram cada ciclo. Resultados: os resultados dos instrumentos tiveram uma análise quantitativa descritiva e análise dos resultados qualitativos foi desenvolvida a partir de reflexões autoetnográficas. Os dados mostraram uma redução nos níveis de estresse e ansiedade, uma melhora na qualidade do sono e um aumento no bem-estar geral das(dos) praticantes, após o PYM. Sendo assim, o repertório adquirido com a prática de yoga favoreceu o desenvolvimento de estratégias para lidar com as emoções cotidianas. Conclusão: as intervenções bem estruturadas, desenvolvidas pelo Programa de Yoga e Meditação, possibilitaram um alívio significativo do sofrimento mental das(dos) estudantes, ao mesmo tempo em que ampliaram estratégias de (auto)cuidado. Diante disto, torna-se pertinente defender que as instituições de ensino superior considerem a implementação de práticas de yoga e meditação como programas de promoção de saúde e bem-estar.