Qualificações e defesas - Detalhes


Yoga para estudantes universitárias(os): uma estratégia de cuidado.


Candidato(a): Veridiana Noronha Vaccarelli
Orientador(a): Nelson Filice De Barros

Apresentação de Defesa

Curso: Clínica Médica
Local: Sala 5 - Legolândia / FCM
Data: 14/11/2025 - 14:00
Banca avaliadora
Titulares
Nelson Filice De Barros
Joana Froes Braganca
Fabiene de Moraes Vasconcelos Gama
Pamela Siegel
Aline Veras de Morais Brilhante
Suplentes
Pedro Paulo Gomes Pereira
Sandra Straccialano Coelho
Jussara Corrêa Miller

Resumo



Introdução: A prática do yoga tem sido disseminada no ocidente como ferramenta terapêutica e de autoconhecimento. É uma prática que aborda a noção de saúde integral, nas dimensões física, mental, emocional, espiritual e social. O yoga valoriza o componente subjetivo das experiências de cada praticante, contribui para melhorar a autopercepção, a fim de entender os processos de saúde-doença-cuidado. Além disto, visa promover novas reflexões e ações individuais e coletivas. No contexto universitário, onde sintomas de sofrimento mental como estresse e ansiedade devido as demandas acadêmicas são comuns, o yoga pode ser uma alternativa poderosa para melhorar a saúde mental das(dos) estudantes. Neste sentido, ao facilitar o fluxo da respiração, a prática de yoga, aliada às técnicas de meditação, pode favorecer o estado de presença e atenção da(do) estudante e favorecer o manejo de tensões. Objetivo: analisar os efeitos e os sentidos da prática do yoga para o cuidado do sofrimento mental, estresse e qualidade do sono de estudantes de graduação e pós-graduação da área da saúde. Metodologia: foi desenvolvido um Programa de Yoga e Meditação (PYM), dividido em dois ciclos, correspondendo aos dois semestres letivos de 2020, com treze semanas de aulas, cada. Para a coleta das informações as(os) participantes do PYM foram convidados a preencher o Instrumento de Mensuração de Sintomas Médicos Autorrelatados- Measure Yourself Medical Outcome Profile (MYMOP), o Questionário de Autoavaliação- Self Report Questionnaire (SQR-20), a Escala de Sonolência de Epworth e a Escala do Estresse Percepcionado(PSS), antes e depois das 13 semanas de aulas. Além destes instrumentos, foram realizadas entrevistas abertas com as(os) participantes que completaram cada ciclo. Resultados: os resultados dos instrumentos tiveram uma análise quantitativa descritiva e análise dos resultados qualitativos foi desenvolvida a partir de reflexões autoetnográficas. Os dados mostraram uma redução nos níveis de estresse e ansiedade, uma melhora na qualidade do sono e um aumento no bem-estar geral das(dos) praticantes, após o PYM. Sendo assim, o repertório adquirido com a prática de yoga favoreceu o desenvolvimento de estratégias para lidar com as emoções cotidianas. Conclusão: as intervenções bem estruturadas, desenvolvidas pelo Programa de Yoga e Meditação, possibilitaram um alívio significativo do sofrimento mental das(dos) estudantes, ao mesmo tempo em que ampliaram estratégias de (auto)cuidado. Diante disto, torna-se pertinente defender que as instituições de ensino superior considerem a implementação de práticas de yoga e meditação como programas de promoção de saúde e bem-estar.

Faculdade de Ciências Médicas
Universidade Estadual de Campinas

Correspondência:
Rua Vital Brasil, 80, Cidade Universitária, Campinas-SP, CEP: 13.083-888 – Campinas, SP, Brasil
Acesso:
R. Albert Sabin, s/ nº. Cidade Universitária "Zeferino Vaz" CEP: 13083-894. Campinas, SP, Brasil.
Desenvolvido pela TI / FCM
FCM - Faculdade de Ciências Médicas