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Disciplinas

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS PARA ALUNOS INGRESSANTES A PARTIR DE 2016:

 

  • GS003 - Gestão e Subjetividade

     Ementa: Aborda temas da gestão e subjetividade na saúde, a partir de referenciais críticos à Teoria Geral de Administração, epistemologia da ciência e de contribuições dos chamados filósofos da diferença. No primeiro semestre se destacam a Atenção Primária, Trabalho em equipe, e políticas para territórios vulneráveis.

Proposta Pedagógica: Os alunos devem, no mínimo, realizar uma leitura reflexiva e entregar o fichamento sobre um dos textos de referência. Indica-se a leitura de textos complementares a medida do possível. Para garantir o diálogo intercessor intertextos buscaremos, quando for o caso, subdividir as leituras prioritárias por grupo de alunos. Além disso, os alunos disponibilizam em uma página pedagógica da disciplina (Moodle, GGroup ou Google Classroom) um texto de 1 a 2 páginas em que faça um resumo de suas leituras e que aponte polêmicas, questões/indagações e tópicos da leitura que mais o afetaram. São bem-vindas indicações e compartilhamentos de textos que dialogam com o texto lido. Os textos são e lidos, comentados (feedback). Também, acompanhadas de aulas expositivas com as questões mais pertinentes apresentadas nos comentários e fichamentos são incorporadas na apresentação dos seminários pelo professor.

 

  • GS004 - Sistema Único de Saúde

      Ementa: Políticas públicas, relação Estado/Sociedade, Estratégias de investigação em Política em saúde; A constituição do SUS: impasses e desafios; Políticas de Saúde, Sistemas comparados de saúde, os casos da Inglaterra (NHS) e de Portugal (SNS); público-privado; Gestão em saúde; Teoria Paideia: Apoio Institucional e Matricial; Gestão Participativa; cogestão Democracia Institucional e o método do APOIO; Trabalho ampliado e compartilhado em saúde; Ética em Saúde;

Proposta Pedagógica:  A estratégia pedagógica será a de combinar oferta de textos, exposições dialogadas e a participação dos alunos em seminários e análise crítica de desafios enfrentados pelo SUS.  Será indicada bibliografia sobre os Temas do Curso, alguns textos de leitura obrigatória e outros em caráter complementar.  Os alunos apresentarão seminários e de um ensaio crítico com tema relacionado com projeto de investigação ou produto técnico.

 

  • GS007 - Projetos e Práticas de Pesquisa e Intervenção

     Ementa: A disciplina aborda os fundamentos epistemológicos e práticos relacionados à metodologia qualitativa de pesquisa em Saúde Coletiva, especialmente na área de Política, Planejamento e Gestão em Saúde. Serão apresentados e discutidos: princípios básicos de bioética/ ética em pesquisa; questões sobre a ciência e o método; e principais tendências metodológicas/ tipos de pesquisa, com ênfase nas abordagens participativas que visam à intervenção na realidade social e nas políticas públicas de saúde. A partir de discussões teóricas e exercícios práticos, a disciplina pretende oferecer suporte aos alunos para a elaboração dos elementos que constituem seu projeto de pesquisa: construção do objeto, hipóteses, objetivos e desenho de pesquisa.

Proposta Pedagógica: Apresentação do tema teórico, seguida de discussão com base na leitura prévia da bibliografia. Exercícios práticos e trabalhos grupais. Apresentação e discussão dos projetos de pesquisa em andamento dos alunos.

 

  • GS013 - Epidemiologia e Serviços de Saúde I

     Ementa: História, paradigmas e principais usos da epidemiologia. Apresentação e estrutura de indicadores de saúde a partir de situação problema e diagnóstico epidemiológico de territórios de interesse. Vigilância à saúde, estrutura, objetivos e técnicas para investigação e análise de dados de serviços de saúde. Sistema de informação: Conceito de dado e informação; Sistemas de informação do SUS (SIM, SINASC, SINAN, SAI-SUS, SIAB, SISVAN, etc.). Modelos de intervenção sobre saúde e doença em serviços a partir de projetos de alunos em suas unidades de saúde.

Proposta Pedagógica: O conteúdo do módulo será divido em 3 submódulos, tendo-se como base os principais usos da epidemiologia: Avaliação da Situação de Saúde (9 períodos), Vigilância em Saúde (5 períodos) e Estudos Epidemiológicos (4 períodos). Cada módulo trará os principais instrumentos e técnicas da epidemiologia, úteis para enfrentar problemas de relevância em Saúde Pública. A investigação qualitativa em saúde será discutida oportunamente, associada aos conteúdos dos módulos. Uma aula em laboratório de informática está prevista para familiarizar os alunos com o manejo de bancos de dados nacionais de saúde (SIM e SINASC). Formato: O conteúdo do módulo deverá ser desenvolvido quinzenalmente e dividido em períodos de 4 horas por semana. O módulo terá como base a discussão e resolução de 2 “Situações Problema”, as quais serão trabalhadas por grupos de 4 ou 5 alunos durante as aulas. Uma será trabalhada no primeiro submódulo e uma no segundo. Os trabalhos nos grupos serão precedidos ou sucedidos por aulas teóricas. Estas aulas têm o objetivo de apresentar conceitos e teoria sobre os assuntos tratados. Artigos científicos sobre temas que apresentem a epidemiologia em serviços de saúde e a pesquisa realizada em serviços poderão ser discutidos como exemplos. Um roteiro para elaboração de uma proposta de investigação será fornecido no terceiro submódulo, a ser discutido em classe a partir de subsídios teóricos

 

  • GS014 - Saúde Coletiva, Práticas Clínicas e Ética

     Ementa: aborda temas da gestão e subjetividade na saúde, a partir de referenciais críticos à Teoria Geral de Administração, epistemologia da ciência e de contribuições dos chamados filósofos da diferença. Destacam-se os instrumentos de apoio à cogestão, à clínica, ao trabalho em redes assistenciais, ao enfrentamento da medicalização social, os grupos Balint-Paideia e a Política Nacional de Humanização da Atenção e da Gestão.

Proposta Pedagógica: Os alunos devem, no mínimo, realizar uma leitura reflexiva e entregar o fichamento sobre um dos textos de referência. Indica-se a leitura de textos complementares a medida do possível. Para garantir o diálogo intercessor intertextos buscaremos, quando for o caso, subdividir as leituras prioritárias por grupo de alunos. Além disso, os alunos disponibilizam em uma página pedagógica da disciplina (Moodle, GGroup ou Google Classroom) um texto de 1 a 2 páginas em que faça um resumo de suas leituras e que aponte polêmicas, questões/indagações e tópicos da leitura que mais o afetaram. São bem-vindas indicações e compartilhamentos de textos que dialogam com o texto lido. Os textos são e lidos, comentados (feedback). Também, acompanhadas de aulas expositivas com as questões mais pertinentes apresentadas nos comentários e fichamentos são incorporadas na apresentação dos seminários pelo professor.

 

  • GS015 - Gestão e Atenção em Saúde

      Ementa: O curso fornece diretrizes e estratégias sobre a organização do trabalho em saúde. Com esta finalidade serão tratadas as principais concepções e modelos sobre as práticas em saúde. Processo Saúde Doença-Intervenção; Modelos/Modos de organização da atenção em saúde; Atenção Primária em Saúde (Estratégia de SF) e NASF; Média e alta complexidade: hospitais, ambulatórios e urgências; Gestão e organização da Atenção Primária à Saúde e das redes de serviços especializados e hospitalares; Planejamento e avaliação em saúde; Saúde Coletiva, Promoção e Vigilância em Saúde; Violência institucional: racismo no SUS; Violência institucional: machismo e a mulher no SUS; e Controle social e participação no SUS.

Proposta Pedagógica:  A estratégia pedagógica será a de combinar oferta de textos com exposições dialogadas e seminários organizados pelos estudantes. Cada aluno deverá elaborar um Resumo Analítico sobre um dos temas do programa, integrando-o à sua experiência profissional. O professor fará uma análise dos comentários elaborados pelos alunos, atribuindo-lhes uma nota e recomendações para melhorar capacidade de leitura e interpretação de aspectos da prática concreta dos pós-graduandos. Será indicada bibliografia, alguns textos de leitura obrigatória e outros em caráter complementar.

 

  • GS016 - Epidemiologia e Serviços de Saúde II

     Ementa: Estudos Epidemiológicos Observacionais (Ecológicos, Transversais, Caso-Controle e Coorte) e Vigilância em Saúde (Vigilância Epidemiológica, Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador). Cada módulo aborda os principais instrumentos e técnicas da epidemiologia, úteis para enfrentar problemas de relevância em Saúde Pública.

Proposta Pedagógica: os conteúdos são tratados por meio de aulas expositivas, exercícios em sala de aula, palestras com especialistas e apresentações de projetos. Os projetos de investigação - elaborados a partir das realidades observadas no ambiente de trabalho - são apresentados por pequenos grupos (precedidos por aulas teóricas sobre os desenhos de estudo epidemiológicos com roteiro para elaboração de uma proposta/estudo para subsidiar a atividade). No módulo de Vigilância em Saúde realizam-se atividades dirigidas fazendo uso de situação-problema.

 

  • GS017 - Projetos e Práticas de Pesquisa e Intervenção II

     Ementa: Aprofundar aspectos teóricos e metodológicos da pesquisa qualitativa em Saúde Coletiva e contribuir para o desenho e desenvolvimento de projetos de pesquisa utilizando abordagens participativas e com caráter de intervenção. A pesquisa qualitativa em Saúde Coletiva e a complexidade dos objetos na área de Política, Planejamento e Gestão em Saúde. Princípios básicos de bioética/ ética em pesquisa. Questões sobre a ciência e o método. Metodologias de pesquisa, com ênfase nas abordagens participativas e que visam à intervenção na realidade social e nas políticas públicas de saúde.

Proposta Pedagógica: Aulas expositivas; apresentação e discussão dos projetos de pesquisa. Obrigatório a submissão do projeto na Plataforma Brasil e encaminhamento para a coordenadora da disciplina do comprovante de submissão.

 

  • GS018 - Seminários de pesquisa em Saúde Coletiva

     Ementa: A disciplina propõe: construir, com as/os estudantes, o significado de produto técnico no campo da Saúde Coletiva; discutir possibilidades de produto técnico dentro da perspectiva político-pedagógica do programa; contribuir para a construção do projeto de produto técnico das/dos estudantes, desde a delimitação da modalidade, do conteúdo, dos objetivos e destinatários/interlocutores até a definição das dimensões metodológicas de sua elaboração.

Proposta Pedagógica: A disciplina é desenvolvida por meio de encontros e atividades extraclasse ou de dispersão. As atividades extraclasse são orientadas ao desenvolvimento de diferentes etapas de elaboração do projeto de produto técnico. O primeiro encontro destina-se a discutir o significado do produto técnico e possibilidades de produto técnico dentro da perspectiva político-pedagógica do programa. Os demais encontros são orientados à preparação das atividades extraclasse e à discussão dos processos e resultados das atividades extraclasse.