Programa de Atenção aos Transtornos do Espectro do Autismo
Saiba mais

Sobre nós

  • O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)

    é um transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades em áreas cruciais da vida como comunicação, interação social, comportamento e sensopercepção, ocorrendo em diferentes patamares de gravidade. Em função disto, pode trazer inúmeras dificuldades às pessoas acometidas, sua família e meio social. Tem prevalência estimada em 1 em cada 100 pessoas não sendo, portanto, considerado raro.

  • Estudos particularmente da última década tem revisto o estabelecimento diagnóstico e apontado a importância das abordagens multiprofissionais e orientação familiar, principalmente as iniciadas o quanto antes (até 2 anos de idade). Para isto, é necessário que haja disseminação de informações que facilitem aos familiares, educadores e profissionais da saúde no auxílio à percepção precoce de sinais do TEA.
    A despeito dos avanços no reconhecimento e nas garantias legais, há grande escassez de recursos de cuidado.

  • Em função disto, idealizamos o Programa de Atenção ao TEA (PRATEA) da FCM/UNICAMP e iniciamos uma série de medidas visando contribuir com a minimização deste cenário.

  • Os objetivos do PRATEA são:

    • Capacitar profissionais das áreas de Educação, Saúde e Assistência Social para detectar acometidos e realizar intervenções terapêuticas;
    • Auxiliar na avaliação, diagnostico e planejamento terapêutico;
    • Realizar pesquisas sobre autismo;
    • Contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas destinadas à promoção de saúde física e mental de indivíduos com autismo.

  • Esperamos poder contribuir com medidas que reduzam a ocorrência de:

    • Despreparo para o diagnóstico precoce;
    • Inabilidade na orientação familiar;
    • Obstáculos para inserção em tratamento multiprofissional eficaz, posto que o número de profissionais capacitados a atuar é escasso;
    • Empecilhos para uma adequada permanência em ambiente escolar;

    • Estigma;
    • Desconhecimento e despreparo técnico que associam o diagnóstico precoce à patologização e medicalização, ignorando ou negando, que é exatamente o cuidado precoce – fortemente ancorado nas medidas não farmacológicas – que proporcionará melhor desenvolvimento de potencialidades, que ao cabo levará a um círculo virtuoso de redução do estigma.

  • Foi, portanto, com o olhar dirigido a estas lacunas do cuidado – que podem se transformar em janelas de oportunidade – que elaboramos este site.

Vídeos


Rede de cuidados

A importância da capacitação

Apresentação do PRATEA

Capacitação


Cursos de curta duração - Webinar

Devido ao atual contexto, realizaremos exclusivamente atividades de formação a distância

    Público Alvo:
  • Profissionais de Saúde
  • Educadores
  • Familiares e rede de apoio

Curso 1 - Avaliação Neuropsicológica do Autismo para Psicólogos

18/07/2020, 8h-12h
Prof. Dr. Luiz Fernando Longuim Pegoraro

    Objetivos:
  • Citar as principais técnicas de avaliação neuropsicológica
  • Identificar particularidades cognitivas de pessoas com TEA
  • Apresentar quais testes de rastreio estão disponíveis
  • Citar escalas e questionários válidos
  • Etapas necessárias para devolutiva de uma avaliação

* Obs: Não será ensinado a aplicar, a corrigir e a interpretar testes psicológicos


INSCRIÇÕES ENCERRADAS
Os 50 primeiros inscritos serão selecionados, mediante verificação do número do CRP, e serão comunicados da efetivação da inscrição bem como o link de acesso ao curso remoto



Curso 2 - Princípios e estratégias básicas de ABA para pais de crianças com Transtornos do Desenvolvimento

01/08/2020, 8:30h - 12:30h

    Objetivos:
  • Fornecer substratos que permitam que pais possam utilizar estratégias básicas capazes de favorecer o desenvolvimento e fortalecimento de habilidades sociais em crianças com TEA.
  • Auxiliar pais a utilizar estratégias básicas capazes de manejar comportamentos difíceis

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Curso 3 - Pequenas adaptações na escola para melhor acolher uma criança com diagnóstico de TEA

15/08/2020, 8:30h-12:30h

    Objetivo:
  • Fornecer um breve histórico da inclusão escolar e TEA, princípios de comunicação efetiva, processos cognitivos, motricidade, comportamento e adaptações sensoriais.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Curso 4 - Princípios e estratégias básicas de ABA nos Transtornos do Espectro do Autismo para profissionais da saúde e educação

29/08 - 8:30h-12:30h

    Objetivos:
  • Descrever os conceitos básicos que fundamentam o ABA.
  • Descrever e dar substratos que permitam que profissionais da saúde e educação possam utilizar estratégias básicas capazes de favorecer o desenvolvimento e fortalecimento de habilidades sociais em crianças com TEA.
  • Descrever e dar substratos que permitam que estes profissionais possam utilizar estratégias básicas capazes de manejar comportamentos difíceis.

O certificado só será emitido para os participantes previamente inscritos
INSCRIÇÕES ENCERRADAS


    Equipe de professores:
  • Eloisa H. R. Valler Celeri (Psiquiatra infantil, Coordenadora)
  • Luiz Fernando Longuim Pegoraro (Psicólogo)
  • Raquel Raquel Guimarães Del Monde (Pediatra)
  • Camila Paes Leme Canguçu (Psicóloga)
  • Glauce Carolina Vieira dos Santos (Psicóloga)


Webinar - II Simpósio Transtornos do Espectro do Autismo
A AMPLITUDE DO CUIDADO EM TEA

17, 18 e 19 de setembro 8:15-12:30 hs.
Para assistir à transmissão online, clique no link referente a cada dia de apresentações do Simpósio.
17/09/2020 (quinta-feira): Link para o Webinar
18/09/2020 (sexta-feira): Link para o Webinar
19/09/2020 (sábado): Link para o Webinar


PROGRAMAÇÃO

17 de setembro (Quinta-Feira) – CUIDANDO DA SAÚDE DO PACIENTE COM TEA

8:15 hs. | Abertura e Coordenação
Profa. Dra. Renata Azevedo – Chefe do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria (DPMP) – FCM- UNICAMP

8:30 – 9:15 hs. | O cuidado pediátrico do paciente com TEA
Dra. Raquel Guimarães Del Monde (Pediatra/ Título de Especialista em Pediatria pela AMB e SBP; Diretora Clínica Núcleo Conexão- Grupo Interdisciplinar de Avaliação e Intervenção em Transtornos de Desenvolvimento; Autora do livro “Na dose certa – o que mais o pediatra tem a dizer ” e Mentora da Comunidade Reinventando a Educação).

9:15 – 9:45 hs. | O cuidado odontológico do paciente com TEA
Profa. Dra. Karina Gottardello Zecchin (Odontopediatra – Responsável técnica pelo atendimento clínico odontológico do Hospital SOBRAPAR)

9:45 – 10:15 hs. | O estudante universitário com TEA
Dra. Tania Maron Vichi Freire Mello (Psiquiatra, Coordenadora do SAPPE/ PRG - Unicamp)

10:15 – 10:45 hs. | TEA e sexualidade
Dra. Elisete Andrade (Pediatra, com especialização em Hebiatria, vice-presidente do Departamento de Adolescência da Sociedade Paulista de Pediatria)

10:45- 11 hs. | INTERVALO

11:00- 11:30 hs. | Avaliação do autismo: como a psicologia pode ajudar
Dr. Luiz Fernando Pegoraro (Psicólogo DPMP - FCM- UNICAMP, Professor USF)

11:30- 12:00 hs. | TEA e epilepsia.
Profa. Dra. Maria Augusta Montenegro (Neuropediatra, Profa. Departamento Neurologia FCM-UNICAMP)

12:00 – 12:30 hs. | SESSÃO DE PERGUNTAS.


18 de setembro (Sexta- Feira) – TEA E PSIQUIATRIA

8:15 hs. | Abertura e Coordenação
Prof. Dr. Amilton dos Santos Júnior (Psiquiatra, Professor do DPMP – FCM- UNICAMP)

8:30 – 9:15 hs. | O psiquiatra e o cuidado do paciente adulto com TEA.
Prof. Dr. Paulo Dalgalarrondo (Psiquiatra, Prof. Titular do DPMP– FCM- UNICAMP)

9:15 – 9:45 hs. | Pacientes com TEA e uso de substâncias psicoativas.
Profa. Dra. Renata Azevedo – (Psiquiatra, Coordenadora do ASPA, Chefe do DPMP – FCM- UNICAMP)

9:45 – 10:15 hs. | TEA, catatonia e ECT.
Dr. Leandro X. De Camargo Schlitter (Psiquiatra da Infância e Adolescência, Médico Assistente do DPMP- FCM-UNICAMP, responsável pelo serviço de ECT e coordenador da Enfermaria de Psiquiatria do HC- Unicamp).

10:15 – 10:45 hs. | O paciente TEA e as urgências psiquiátricas.
Profa. Dra. Karina Diniz Oliveira (Psiquiatra, Coordenadora UER Psiquiátrica HC, Preceptora da Residência Médica em Psiquiatria, Profa. do DPMP – FCM UNICAMP)

10:45 - 11 hs. | INTERVALO

11:00 - 11:30 hs. | TEA e o uso do canabidiol – afinal o que sabemos?
Dr. Osmar Della Torre (Psiquiatra da Infância e Adolescentes, Médico Assistente DPMP- FCM-UNICAMP, Professor da PUC-Campinas, mestre e doutorando pela Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da UNICAMP, Membro da AMP, ABENEPI e SMCC ).

11:30 - 12:00 hs. | TEA e depressão
Profa. Dra. Sheila Cavalcante Caetano (Psiquiatra da Infância e Adolescência, Profa. Adjunta do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP, Coordenadora do Programa DICA – Desenvolvimento Integral de Crianças e Adolescentes da UNIFESP/EPM e Vice-Coordenadora da Pós Graduação em Psiquiatria ).

12:00 – 12:30 hs. | SESSÃO DE PERGUNTAS.


19 de setembro (sábado) – CUIDADO E PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO.

8:15 – Abertura e Coordenação
Prof. Dr. Paulo Dalgalarrondo (Prof. Titular Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria – FCM- UNICAMP)

8:30 – 9:15 hs | O papel do assistente social na equipe multidisciplinar de atendimento ao paciente com TEA
Miriam Franzoloso Santos Martins, Assistente Social, mestra em Saúde da Criança e do Adolescente pelo CIPED/FCM/Unicamp

9:15 – 9:45 hs. | O atendimento do paciente TEA pelo SUS – história e atualidade
Dra Anna Elisa Scotoni (Pediatra/ neuropediatra, Doutora em Neurociências pela FCM-UNICAMP)

9:45 – 10:15 hs. | O papel da família no tratamento de crianças com TEA: um modelo eficaz.
Dra. Daniela Bordini ( Psiquiatra da Infância e Adolescência, Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Psiquiatria e Psicologia da UNIFESP, com foco da área de autismo, Coordenadora do Ambulatório de Cognição Social Professor Marcos Tomanik Mercadante – TEAMM/UNIFESP).

10:15 – 10:45 hs. | O TEA ao longo do ciclo vital
Profa. Dra. Eloisa Helena Rubello Valler Celeri (Psiquiatra da Infância e Adolescência, Profa do DPMP-FCM-UNICAMP, Coordenadora da Residência Médica e do Setor de Psiquiatria da Infância e Adolescência)

10:45 - 11 hs. | INTERVALO

11:00 - 11:30 hs. | TEA, família e sociedade: um lugar no mundo para o indivíduo com autismo.
Dr Antônio Carvalho de Ávila Jacintho ( Psiquiatra da Infância e Adolescência, Psicanalista, Médico Assistente do DMPP- FCM-Unicamp, Professor do Curso de Extensão Leituras Dirigidas da Obra de Freud e Clínica Psicanalítica da Adolescência).

11:30 - 12:00 hs | Adaptação e Implantação de um programa da OMS (CST – Caregiver Skills Training) para Autismo e outros transtornos do Desenvolvimento
Prof. Dr. Gustavo Dória (Psiquiatra da Infância e Adolescência, Professor e coordenador da Residência de PIA da UFPR) e Camila Cardoso Rauen (Psicóloga, Mestranda do Programa de Pós Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente –UFPR).

12:00 – 12:30 hs. | SESSÃO DE PERGUNTAS.

Nossa equipe

Profª. Drª. Eloisa Valler Celeri

Prof. Dr. Paulo Dalgalarrondo

Profª. Drª. Renata Cruz Soares de Azevedo


Dr. Antônio Carvalho de Ávila Jacintho

Prof. Dr. Amilton dos Santos Júnior

Psicol. Luiz Fernando Longuim Pegoraro

Dr. Osmar Henrique Della Torre

Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria - FCM/Unicamp

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