I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO NA SAÚDE - 2023



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CURRÍCULOS INOVADORES NA FORMAÇÃO MÉDICA: A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM



AUTORES: Katia de Miranda Avena, Ana Paula Amaral de Brito, Gilmara Vasconcelos de Sousa, Beatriz Bastos Cruz Cavalcante, Everton Amorim Barreto,

PALAVRA-CHAVE: Estudantes de Medicina; Aprendizagem Baseada em Problemas; Educação de Graduação em Medicina; Currículo.




RESUMO

INTRODUÇÃO: O uso de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem contribui para a autonomia do estudante através do desenvolvimento de habilidades, como liderança, senso crítico, raciocínio clínico, criatividade e empatia. Analisar o emprego de currículos inovadores pode subsidiar a discussão quanto às contribuições dessas metodologias na formação profissional e se estas são adequadamente percebidas pelos próprios estudantes. Nesse contexto, o presente estudo avaliou a percepção de estudantes de Medicina quanto ao emprego de currículos inovadores no seu processo de aprendizagem, analisando a interferência do perfil sociodemográfico e acadêmico.

MÉTODOS E MATERAIS: Foi realizado um estudo observacional, de corte transversal, com caráter descritivo e analítico, desenvolvido com estudantes de Medicina de uma instituição de ensino superior localizada na cidade de Salvador, Bahia, na qual o curso é ofertado através de um currículo inovador, aliando Problem Based Learning (PBL) a tecnologias de ensino. Foi utilizado um questionário virtual, estruturado, anônimo, de autopreenchimento, contendo 14 perguntas, abordando aspectos sociodemográficos (sexo, idade, raça e estado civil), acadêmicos (ciclo acadêmico em curso, formação prévia e metodologia vivenciada na formação prévia) e as percepções dos respondentes quanto ao uso de currículos inovadores no processo de aprendizagem. Os estudantes foram convidados a participar da pesquisa por meio do método Snowball, técnica de amostragem não probabilística. O convite foi realizado através de mensagem virtual encaminhada eletronicamente através de aplicativos de mensagens instantâneas e redes sociais, onde foi disponibilizado o link para acesso ao questionário na ferramenta Google Forms. Foram utilizados os testes Qui-quadrado e exato de Fisher para observar as diferenças no padrão de respostas dadas pelos estudantes. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos (CAAE 40108420.60000.5032).

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foram avaliados 253 estudantes de Medicina, com predomínio do sexo feminino (62,8%), da raça branca (54,9%), solteiros (88,1%), com idade de 23,9+/-4,9 anos, sem formação acadêmica prévia (79,1%). Os estudantes reconhecem que o emprego de currículos inovadores auxilia na consolidação do conhecimento (90,5%), principalmente por permitir uma vivência profissional precoce (90,5%), contribuir na capacidade de reflexão (92,9%), no desenvolvimento do raciocínio clínico (94,1%), na interação entre teoria e prática (90,9%) e proporcionar maior segurança quanto ao aprendizado (80,2%). As características sociodemográficas individuais não interferiram nessas percepções, entretanto aspectos acadêmicos, como formação prévia e experiência com o método tradicional na graduação anterior, associaram-se com menor grau de concordância acerca dos benefícios acadêmicos dos currículos inovadores. Isto pode estar associado à dificuldade do estudante em sair de sua zona conforto e aderir a novas metodologias. Vencer essa dificuldade implica em mudanças de postura e de modelos mentais, sendo esse um dos grandes desafios para o aperfeiçoamento da autonomia do estudante ao longo do curso de graduação. Frente ao exposto, é possível concluir que os estudantes de Medicina reconhecem que as metodologias ativas contribuem para o processo de aprendizagem por proporcionar uma vivência profissional precoce e a articulação entre teoria e prática, estimulando a capacidade de reflexão e o raciocínio clínico.


REFERÊNCIAS: - Brasil. Resolução no 3, de 20 de Junho de 2014. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina e dá outras providências. Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação. Brasília: Diário Oficial da União; 2014. - Freire P. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Editora Paz e Terra; 2011. 143 p. - Moran J. Mudando a educação com metodologias ativas. In: Souza CA, Morales OET, editors. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Ponta Grossa: Foca Foto-PROEX/UEPG; 2015. p. 15–33. - Santiago RC, Moraes VA, Almeida RJ. Percepção dos Estudantes de Medicina sobre o Uso da Metodologia da Problematização durante a Graduação. Rev Bras Educ Med. 2020;44(4).



ESTE TRABALHO FOI APROVADO PELO COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA (CEP)? Sim


EIXO TEMÁTICO: EIXO 5 - Currículo, gestão, inovação e permanência