I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO NA SAÚDE - 2023



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GRUPO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM SAÚDE: EXPERIÊNCIA EXITOSA EM UM CURSO DE MEDICINA



AUTORES: Katia de Miranda Avena, Luiz Fernando Quintanilha, Alvaro Camilo Dias Faria, Ana Paula Amaral de Brito, Rodrigo Francisco de Jesus,

PALAVRA-CHAVE: Pesquisa Científica; Grupos de Pesquisa; Educação Médica; Estudantes de Medicina.




RESUMO

INTRODUÇÃO: Formação científica é fundamental para assegurar o desenvolvimento de competências necessárias para uma prática médica baseada em evidências. A participação em grupos de pesquisa é uma oportunidade para o desenvolvimento de uma visão crítica e reflexiva do estudante, auxiliando-o na compreensão das bases científicas que fundamentam as práticas clínicas. Proporcionar uma formação científica de qualidade durante a graduação tem sido um desafio para boa parte das escolas médicas. Nesse sentido, o presente estudo descreve a implementação e desenvolvimento de um Grupo de Pesquisa em Educação em Saúde (GPEDUCS) em um curso de Medicina, analisando os indicadores de êxito resultante dessa iniciativa.

MÉTODOS E MATERAIS: Trata-se de um relato de experiência sobre a criação, implantação e desenvolvimento do GPEDUCS em um curso de Medicina em Salvador/BA. O recorte temporal analisado contempla desde a fundação do grupo (em abril/2020) até abril/2023. As atividades foram iniciadas após aprovação pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso e registro e certificação no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, desenvolvido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Além de relatar a implantação, execução e experiência vivenciada, foram analisados dados referentes aos participantes envolvidos (discentes, docentes e instituições de ensino) e às produções científicas (trabalhos completos publicados em periódicos nacionais e internacionais, menções honrosas e trabalhos apresentados em congressos), além dos projetos de pesquisa em andamento.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O GPEDUCS surgiu com objetivo de fomentar investigações científicas acerca da Educação Médica na perspectiva do binômio docente-discente, buscando fortalecer a articulação ensino-pesquisa. Inicialmente, foram selecionados estudantes interessados após divulgação pelos meios de comunicação institucionais. A partir disso, foram realizadas reuniões virtuais semanais, sendo estas intercaladas por sessões presenciais após o encerramento do isolamento social imposto pela Pandemia de COVID-19. Nestas, eram desenvolvidas atividades relacionadas à definição e planejamento de projetos; revisão de literatura; análise e discussão de resultados; preparação de artigos e apresentações em congressos; treinamento sobre metodologias de pesquisa e questões éticas. O grupo, iniciado por dois docentes fundadores e 12 estudantes, conta, atualmente, com a participação de cinco professores doutores com diferentes formações em saúde e atuantes em cinco diferentes instituições do estado. Estes docentes são responsáveis pela orientação de 10 projetos de pesquisa desenvolvidos por 25 estudantes, o que representa um crescimento expressivo das produções e do corpo acadêmico. Com o amadurecimento do grupo, foram incorporados estudantes de outras instituições de ensino, contemplando, atualmente, 66,7% dos cursos ofertados na cidade. Os estudantes cursam, majoritariamente, o ciclo clínico (5°-8° semestre), sendo integralmente oriundos de instituições privadas. Em três anos, foram apresentados 21 trabalhos em congressos (19% contemplados com menção honrosa) e publicados 10 artigos completos em periódicos (90% nacionais e 10% internacionais). Ademais, o grupo teve êxito na obtenção de quatro bolsas de iniciação científica por agências de fomento. Diante disso, a experiência pode ser considerada exitosa por alcançar contribuições significativas para o campo de pesquisa, recebendo, inclusive, reconhecimento através de premiações. Destaca-se, subjetivamente, a contribuição no crescimento pessoal e acadêmico de docentes e discentes através do desenvolvimento de habilidades em pesquisa, análise de dados, comunicação e colaboração científica multiprofissional.


REFERÊNCIAS: Brito QHF, Melo LR, Araújo-Pereira M, Andrade BB, Nazar AN, Jesus RF, Quintanilha LF. Produção científica multiprofissional: análise cientométrica das interações científicas entre docentes de um curso de Medicina. Comunicação em Ciências da Saúde. 2022;33(03):1-15. Moraes DW, Jotz M, Menegazzo WR, Menegazzo MS, Veloso S, Machry MC, et al. Interest In research among medical students: Challenges for the undergraduate education. Rev Assoc Med Bras. 2016;62(7):652–8. Pirola SBFB, Padilha FD, Di Mauro JMB, Pirola LHFB, Gabriel SA. A importância da iniciação científica na graduação em Medicina. Rev Corpus Hippocrat. 2020;1(1):1–7. Quintanilha LF, Avena KM, Portilho EML, Pereira MA, Nazar AN, Andrade BB. Mentoria científica na graduação em Medicina: repercussões na satisfação, engajamento e produção discente. Rev Bras Educ Med. 2023;47(1):e20.

AGRADECIMENTOS: Agradecemos à estudante Quécia Hosana Fatel Brito pela coleta preliminar de dados que originaram a presente pesquisa.



ESTE TRABALHO FOI APROVADO PELO COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA (CEP)? Não se aplica


EIXO TEMÁTICO: EIXO 4 - Engajamento estudantil e desenvolvimento discente