I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO NA SAÚDE - 2023



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FORMAÇÃO DOCENTE NA PÓS-GRADUAÇÃO: POR ENTRE APRENDIZAGENS COLABORATIVAS E INTERPROFISSIONAL



AUTORES: SYLVIA HELENA SOUZA DA SILVA BATISTA, NILDO ALVES BATISTA, GEOVANNIA MENDONÇA DOS SANTOS,

PALAVRA-CHAVE: formação docente; pedagogia da pergunta; educação interprofisisonal; pós-graduação stricto sensu




RESUMO

QUAL PROBLEMA FOI ABORDADO?
A formação docente em saúde compreende uma rede de itinerários formativos, configurando planos epistemológico e prático nas dinâmicas de aprender a ser professora/professor. A desvalorização do ensino no contexto acadêmico e as demandas cada vez maiores e intensas, por mudanças nos modos de aprender e ensinar na educação superior, exige que a pós-graduação stricto sensu contribua, efetivamente, para a construção de novas culturas acadêmicas ancoradas na perspectiva crítico-reflexiva e nas redes colaborativas como espaços potentes de formação. Faz-se necessário superar as barreiras disciplinares e das especializações, criando-se situações de aprendizagem da docência universitária comprometidas com a educação interprofissional a serviço da defesa da vida.

O QUE FOI TENTADO?
O processo de planejamento da disciplina LABDOC - APRENDER E ENSINAR EM CONTEXTOS DE EDUCAÇÃO INTEPROFISSIONAL envolveu explicitar a intencionalidade de construir uma disciplina na pós-graduação stricto sensu de uma universidade pública paulista aberta a diferentes Programas da área da saúde, envolvendo pós-graduandas e pós-graduandos de diferentes campos profissionais e disciplinares. A presente disciplina dialogou com o fundamento pedagógico para as opções metodológica: a Pedagogia da Pergunta de Paulo Freire (FREIRE; FAUNDEZ, 2021) Com uma carga horária de 45h, a disciplina foi desenvolvida no pacote Google Workspace for Education, no período de outubro a dezembro de 2021, com 06 encontros síncronos e 04 semanas com atividades assíncronas. No Google Classroom foram criados 12 espaços avaliativas e o mapa da navegação (plano de ensino e cronograma). Da assertiva disparadora - Os saberes docentes necessários para a prática educativa em contextos interprofissionais são múltiplos – às 29 perguntas formuladas, passando pela cartografia temática (1. saberes e práticas, 2. formação docente e 3. políticas públicas, estudantes em contextos interprofissionais), aprofundamento coletivo teórico- conceitual e elaboração de produto dirigido a docentes, vivenciou-se um espaço formativo marcado pelo diálogo, pela pergunta, pelo estudo coletivo e pela proposição de uma intervenção na realidade. (SILVA el al, 2022)

QUE LIÇÕES FORAM APRENDIDAS?
Como dimensões positivas, destacamos: - propostas formativas que abram trilhas inventivas, co-autorais, colaborativas e transformadoras emergem como espaços potentes de aprendizagem da docência universitária; - experienciar disciplinas voltadas para a formação docente que sejam desenvolvidas na perspectiva de formação em redes, em interação e nas trocas interprofissionais, mostra-se indutora de docências comprometidas com o SUS, com os direitos, com a vida de todos, todas e todes; - trabalhar junto aos pós-graduandos na perspectiva da valorização do ensino como uma atividade nuclear na universidade, em articulação permanente e orgânica com a extensão e a pesquisa, tem potência no que se refere a formação de professores e professoras. - participar de disciplinas que ampliam o debate sobre de comunicação, relações de poder, metodologias participativas, diálogo e compromisso com a formação par ao cuidado, encontram ressonâncias. As dificuldades encontradas abrangeram o tempo da disciplina, a composição de horários comuns para os grupos de pós-graduandos se reunirem e estudarem, assim como a não garantia da utilização dos recursos (podcast e infográfico) produzidos. As experiências de formação docente durante o Mestrado e Doutorado são importante no tocante à busca por aprendizagens colaborativas sobre docências na saúde em contextos de educação interprofissional


REFERÊNCIAS: COSTA, M. V.; FREIRE FILHO, J. R.; BRANDÃO, C.; SILVA, J. A. M. A Educação e o trabalho interprofissional
alinhados ao compromisso histórico de fortalecimento e consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS). Interface - comunicação, saúde, educacão. São Paulo, v. 22, Supl. 2, p. 1507-1510, 2018. Disponível em: .FREIRE, P; FAUNDEZ, A. Por uma Pedagogía da Pregunta. 11a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2021. Silva, J.A.M et al. The effectiveness of faculty development activities for interprofessional education: A systematic review protocol, Journal of Interprofessional Care. 2021. DOI: 10.1080/13561820.2021.1929105

AGRADECIMENTOS: Ao CNPq - Bolsa Produtividade da primeira autora Aos Programas de Pós-Graduação que acolheram a oferta da disciplina eletiva Aos 17 pós-graduandso que aceitaram e aprticiapram do nosso LabDOC.



ESTE TRABALHO FOI APROVADO PELO COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA (CEP)? Não se aplica


EIXO TEMÁTICO: EIXO 1 - Desenvolvimento Docente