I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO NA SAÚDE - 2023



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PRODUCAO CIENTIFICA MULTIPROFISSIONAL: ANALISE CIENTOMETRICA DAS INTERACOES CIENTIFICAS ENTRE DOCENTES DE UM CURSO DE MEDICINA



AUTORES: Luiz Fernando Quintanilha, Quécia Hosana Fatel Brito , Lara Helena da Visitação Galvão da Silva, Mariana Araújo-Pereira, Bruno Bezerril Andrade, André Nogueira Nazar,

PALAVRA-CHAVE: Educação médica; Pesquisa multidisciplinar; Educação em saúde




RESUMO

INTRODUÇÃO: Pelo seu papel fundamental na produção de conhecimento, inovação e resolução de problemas sociais, a pesquisa científica tem potencial para contribuir no aprimoramento profissional e na assistência prestada pelos serviços de saúde no país. As colaborações entre profissionais de diferentes áreas da saúde tendem a enriquecer a qualidade das produções por possibilitarem a troca de saberes e experiências e a busca por novas respostas. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi analisar a produção científica e a colaboração multiprofissional entre docentes de um curso de Medicina de uma instituição de ensino superior privada da cidade de Salvador, Bahia.

MÉTODOS E MATERAIS: Trata-se de um estudo cientométrico das produções científicas e colaborações multiprofissionais de 359 docentes do curso médico, a partir da verificação do Currículo Lattes presente na plataforma Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Avaliaram-se parâmetros como sexo, grau de instrução, formação acadêmica, número de artigos publicados, e a interação entre os docentes de diversas áreas nessas produções. Os dados dos artigos contidos nos currículos foram obtidos a partir do pacote em linguagem R GetLattesData (versão 1.4). Os dados de cada um dos artigos obtidos foram tabulados em conjunto para posterior análise. Além dos dados básicos como título do artigo, ano, idioma, periódico e autores, foi realizada a criação de uma variável para identificar aqueles que foram publicados em comum entre os professores incluídos no estudo com o auxílio do pacote em linguagem R purrr (versão 0.3.4).

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Oitenta e cinco professores (23,7%) foram incluídos no estudo por apresentarem Currículo Lattes atualizado (12 meses). Apesar de a maioria possuir pós-graduação stricto sensu (70,6%), os professores médicos apresentaram menor titulação (p<0,001) e produção científica (p=0,014) quando comparados aos docentes de outras formações. Ao analisarmos a colaboração multiprofissional, 25 professores (29,4%) apresentaram interações científicas destacadas. Com todo o exposto, verificou-se um baixo envolvimento científico do corpo docente e uma discreta rede de colaboração endógena entre os professores pesquisadores do curso, o que, infelizmente, parece ser comum em diversos outros cursos de medicina do país. Este estudo traz luz a importância da pesquisa científica no âmbito acadêmico e a colaboração multiprofissional, os quais são essenciais para o (1) aumento da qualidade das produções científicas na Educação Médica; (2) enriquecimento da formação dos futuros profissionais e; (3) contribuição da prática médica e tomada de decisões pautadas nas melhores evidências científicas.


REFERÊNCIAS: Batista NA. Educação Interprofissional em Saúde: Concepções e Práticas. Caderno FNEPAS. 2012;2:25 28. Cyrillo RJT, Setubal S, Junior CTS, Velarde LGC, Mattos ACT, Touça AS, et al. Influência de um programa de iniciação científica na produção científica de professores em curso de Medicina no Brasil. Rev Port Pneumol [Internet]. 2008 Set-Out;14(5):635–45 Grácio, M. C. C. “Colaboração científica: Indicadores Relacionais De Coautoria”.Brazilian Journal of Information Science: Research Trends [Internet]. 2018;12

AGRADECIMENTOS: Agradeço Quécia Hosana Fatel Brito, Lara Helena da Visitação Galvão da Silva, Lorena Rios de Melo, Mariana Araújo-Pereira, Bruno Bezerril Andrade, André Nogueira Nazar e Rodrigo Francisco de Jesus pela colaboração neste trabalho.



ESTE TRABALHO FOI APROVADO PELO COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA (CEP)? Não se aplica


EIXO TEMÁTICO: EIXO 3 - Ensino interprofissional e ações de inclusão