I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO NA SAÚDE - 2023



Voltar para a lista de aprovados

USO DE METODOLOGIA ATIVA POR MEIO DA CONFECÇÃO DE MANEQUINS ANATÔMICOS EM DISCIPLINA OPTATIVA DO CURSO MÉDICO DA UNIFAL-MG



AUTORES: Evelise Aline Soares, Tathiana Rivera Dias,

PALAVRA-CHAVE: Anatomia - Plexo Braquial - Manequins - Confecção de modelos




RESUMO

INTRODUÇÃO: A anatomia humana é uma disciplina regular em todo currículo, podendo a alguns conteúdos serem ofertados em forma de disciplinas optativas. Nessa ofertou para os estudantes do 2o ao 6 o ano que haviam concluído o estudo de anatomia - disciplina da matriz curricular do 1o ano – uma optativa denominada “Bases anatomoclínicas, ortopédicas e diagnóstico por imagem dos membros superiores e inferiores”. premissa, o curso de medicina da Universidade Federal de Alfenas. O planejamento da disciplina surgiu a partir do interesse de um grupo de estudantes do quarto ano e do internato médico em recordar e aprofundar os conhecimentos relacionados à anatomia, à semiologia, à imaginologia e às patologias dos membros superiores e inferiores. Objetivos: relatar as experiências e atividades desenvolvidas durante a disciplina optativa “Bases anatomoclínicas, ortopédicas e diagnóstico por imagem dos membros superiores e inferiores”.

MÉTODOS E MATERAIS: Métodos: A disciplina optativa foi ofertada com aulas teóricas presenciais e online via plataforma Moodle (videoaulas e artigos científicos) e confecção de manequins anatômicos de plexos nervosos e músculos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: 15 estudantes participaram da disciplina e confeccionaram manequins anatômicos relacionados à origem e inserção dos músculos dos MMII, bem como de formação, destruição e lesões do Plexo Braquial. O tema anatômico dos manequins foi escolhido pelos alunos, por se tratar de assuntos que eles consideravam importantes na disciplina. A confecção dos manequins, além de ser estimulante para a memória motora, fez com que os estudantes se tornassem elementos ativos no processo de aprendizado, aprimorando-os em habilidades comunicativas e trabalho em equipe. Outrossim, considerando o baixo custo dos materiais e o entusiasmo dos discentes, evidencia-se que se trata de um recurso interessante no ensino dos temas MMSS e MMII.


REFERÊNCIAS: Carmello, L. do M., Soares, E. A., Beber, E. H., Beber, G. M. M., & Saez, D. M. 2020. Strategy for teaching-learning of dorsal muscles in the subject of human anatomy in the medical course. Research, Society and Development, 9(8), 723986340.https://doi.org/10.33448/rsd-v9i8.6340. Araújo Junior, J. P., Galvão, G. A. S., Marega, P., Baptista, J. S., Beber, E. H., & Seyfert, C. E. 2014. Desafio anatômico: uma metodologia capaz de auxiliar no aprendizado de anatomia humana. Medicina (Ribeirão Preto), 47(1), 62-68. https://doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v47i1p62-68

AGRADECIMENTOS: Agradecemos o apoio da Faculdade de Medicina da UNIFAL-MG na execução do trabalho.



ESTE TRABALHO FOI APROVADO PELO COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA (CEP)? Não se aplica


EIXO TEMÁTICO: EIXO 4 - Engajamento estudantil e desenvolvimento discente