I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO NA SAÚDE - 2023



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DISSECACAO DO CORACAO COMO METODO AUXILIAR NO ESTUDO ANATOMIA CARDIACA POR ESTUDANTES DO CURSO MEDICO



AUTORES: Evelise Aline Soares, Fábio Alexandre Vieira Junior , Igor de Oliveira Freire Monteiro, Tathiana Rivera Dias, Thais Cristina de Aquino Lima,

PALAVRA-CHAVE: Anatomia - Coração - Dissecação - Medicina




RESUMO

INTRODUÇÃO: A anatomia humana é um conteúdo de extrema importância na formação médica. Trata-se de uma disciplina repleta de termos e conceitos, necessitando de atenção e estratégias de ensino atraentes para os estudantes. A anatomia do coração é bastante detalhada, necessitando de atenção especial dos estudantes da área da saúde, em especial da Medicina. Buscando utilizar metodologias ativas no estudo do coração, foram promovidas aulas de anatomia teórica e prática com a dissecação de coração suíno

MÉTODOS E MATERAIS: A aula é realizada no Laboratório de Anatomia, utilizando-se os seguintes materiais: jalecos, kits de dissecação, luvas e coração suíno. Os estudantes do 1º ano são divididos em 4 turmas (n=15). A dissecação segue as seguintes orientações: 1) Como usar os instrumentais; 2) Colocação do coração em posição anatômica e identificação das estruturas externas; 3) Retirada do tecido adiposo ao redor do coração e vasos. 4) Observação das aurículas (suíno x humano); 5) Separação o tronco pulmonar (TP) e aorta; 6) Lavagem parada de retirar coágulos; 7) Dissecação da TP e aorta para visualização das valvas arteriais; 8) Dissecação do átrio D (face posterior) passando pela valva atrioventricular (VAV) direita e chegando até o VD; 9) Observação da espessura da parede VD, as trabéculas cárneas, as válvulas, os m. papilares e as cordas tendinhas; 9) Dissecação da face anterior do coração do ápice do coração, até a aorta; 10) Observação a espessura do VE, da VAVE, suas válvulas, as cordas tendíneas, os m. papilares e as chegada das veias pulmonares.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Participaram da atividade 60 alunos do curso de medicina da Universidade Federal de Alfenas. Os estudantes logo que iniciam o estudo de tórax ficam extremamente entusiasmados pela oportunidade de participar da aula de dissecação, pois além de facilitar o estudo da anatomia cardíaca e o primeiro contato com material cirúrgico. A Anatomia continua a ser uma das bases da formação médica e mesmo não sendo comum a dissecação, devido à escassez de cadáveres, o uso de coração suíno (dissecação comparada) corrobora com o aprendizado da anatomia do coração, tornando-o mais atraente e facilitando o entendimento das estruturas do órgão, podendo futuramente facilitar o entendimento das diferentes patologias do coração.


REFERÊNCIAS: Carmello, L. do M., Soares, E. A., Beber, E. H., Beber, G. M. M., & Saez, D. M. (2020). Estratégia de ensino-aprendizagem dos músculos do dorso na disciplina de anatomia humana no curso médico. Research, Society and Development, 9(8), e723986340–e723986340. PEREIRA , F. F. .; SILVA, L. H. G. e .; SANTOS , J. S. .; SUGAHARA , C. .; VIEIRA, L. de S.; SILVA, A. F. P.; LEITÃO, S. G. R. .; SILVA, R. E. da; SOARES , E. A. Learning and teaching kidney anatomy thorough dissection: an experience report by LANEF UNIFAL-MG . Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 14, p. e32111435977, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i14.35977. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35977. Acesso em: 17 apr. 2023.

AGRADECIMENTOS: Agradecemos a Faculdade de Anatomia da UNIFAL-MG



ESTE TRABALHO FOI APROVADO PELO COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA (CEP)? Não se aplica


EIXO TEMÁTICO: EIXO 4 - Engajamento estudantil e desenvolvimento discente