I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO NA SAÚDE - 2023



Voltar para a lista de aprovados

SISTEMATICA PARA A CONSTRUCAO DE CURRICULOS POR COMPETENCIAS COM FOCO NO INTERPROFISSIONALISMO EM SAUDE



AUTORES: Rodrigo Francisco de Jesus, Aline de Matos Vilas Boas, Carolina Schaper Bizzotto , Marion Andrade Dias , Rodrigo da Silva Sampaio, Tatiana Setenta Basso, Paulo Jardel Leite Araujo , Roberto de Armas Urquiza ,

PALAVRA-CHAVE: Currículo por Competências - Educação Interprofissional em Saúde




RESUMO

INTRODUÇÃO: Desde 1999, com a definição dos pilares da educação, que os currículos passaram a ser norteados pela necessidade de os estudantes adquirirem capacidades técnicas e gerais em seu processo de formação. Tais capacidades buscam atestar a efetividade do processo de formação dos estudantes e são construídas pela articulação entre o conhecimento, sua aplicação e as atitudes necessárias a qualquer profissional no uso destas capacidades (Competências). Este trabalho busca descrever a sistematicidade curricular para construção de competências com foco no interprofissionalismo, implantada nos cursos da área de saúde de um grupo educacional do nordeste brasileiro.

MÉTODOS E MATERAIS: Estudo exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa, a partir da análise documental e retrospectiva da sistemática aplicada para a construção dos currículos de nove cursos de saúde de um grupo educacional do nordeste brasileiro, iniciada em janeiro de 2020. Alguns parâmetros foram determinados pela Gestão Superior da Instituição para início da reformulação curricular: continuidade em uma base curricular por competências anteriormente implantada; foco no interprofissionalismo e incorporação de tecnologias para a aprendizagem em currículos híbridos. Foram desenvolvidas 10 etapas iniciais adaptadas da metodologia descrita por Suñé et. al (2015), que culminaram com a implantação curricular finalizada em 2022. Toda reformulação curricular foi desenvolvida de forma colaborativa, com as etapas e registros construídos pelo Núcleo Interprofissional em Saúde, grupo constituído por membros do Núcleo Docente Estruturante de cada curso, sob uma gerência dos cursos de saúde e consultoria educacional especializada.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Inicialmente delineou-se competências gerais, alinhadas ao Projeto Pedagógico Institucional. Seguido da definição das competências específicas que nortearam a construção curricular, estas como resultados de pesquisa documental (DCNs, ENADE, Conselhos), além de pesquisa de campo com profissionais dos diversos cursos. Então determinou-se campos de ação e esferas de atuação concluindo em um perfil do egresso para cada curso, com integrações entre eles. As competências foram alocadas em eixos verticais que representam estes campos e esferas. O desafio pedagógico foi estabelecer uma conexão entre as competências em cada eixo e os conteúdos praticados em aula, para tanto, utilizaram-se os objetivos de aprendizagem que seriam necessários para o alcance de cada competência, conectando aos conteúdos necessários para esta aprendizagem. A definição de disciplinas veio como resultado do processo, não por agrupamento de conteúdos, mas sim de objetivos de aprendizagem que apresentaram aderências. A partir da matriz curricular definida, traçou-se as demais integrações: horizontais (Projetos integradores interprofissionais, com abordagens extensionistas) e as transversais (Programas com temas de formação geral e conteúdos regulatórios). Com esta abordagem sistemática e lógica de organização curricular, o processo de formação dos estudantes encontra-se diretamente conectando a real prática profissional e interprofissional na área de saúde.


REFERÊNCIAS: ERNAWATI, D. K., UTAMI, D. K. I., The Impact of Inteprofessional Education to Health Students' Collaborative Competencies. International Journal of Evaluation and Research in Education, v. 9, n. 3, p. 660-664, 2020. SUÑÉ, L. S., ARAUJO, P. J. L., URQUIZA, R. A., Desenho de Currículo para Desenvolver Competências: Uma Proposta Metodológica. Aracaju: EDUNIT, 2015. VIANA, S. B. P., HOSTINS, R. C. L., BEUNZA, Juan-José, Educação interprofissional na graduação em saúde no brasil: Uma revisão qualitativa da literatura. Revista e-Curriculum, v. 19, n. 2, p. 817-839, 2021.

AGRADECIMENTOS: Ao Presidente, Vice-Presidente de saúde, Gerência de Saúde, Consultoria Educacional e aos membros do Núcleo Interprofissional em Saúde da Rede UNIFTC pela confiança no trabalho colaborativo por acreditarem na educação de qualidade.



ESTE TRABALHO FOI APROVADO PELO COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA (CEP)? Não se aplica


EIXO TEMÁTICO: EIXO 5 - Currículo, gestão, inovação e permanência