I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO NA SAÚDE - 2023



Voltar para a lista de aprovados

PERCEPCOES PESSOAIS DE PROFESSORES DE ANATOMIA SOBRE EFETIVIDADE DO ENSINO E APRENDIZAGEM DURANTE O ENSINO REMOTO



AUTORES: Evelise Aline Soares, Luca Casale Guereschi, Maria Amália Garcia da Silveira, Isis Zuli Soares Gonçalves , Luciana Bertoco Betti, Gisele Miyamura Martins Beber, Daniel Martinez Saez,

PALAVRA-CHAVE: Emoções - Sentimentos - Anatomia - Ensino




RESUMO

INTRODUÇÃO: Durante a pandemia da Covid-19, as universidades tiveram que adaptar a oferta de diversas disciplinas, entre elas a Anatomia, classicamente ofertada de maneira presencial. O presente trabalho teve como objetivo identificar os sentimentos de professores de anatomia acerca da oferta de aulas remotas do conteúdo teórico e prático e da percepção pessoal sobre a efetividade do ensino e aprendizagem dos alunos.

MÉTODOS E MATERAIS: O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Alfenas por meio do parecer 4.893.859. Realizou-se um levantamento de dados para avaliação do perfil geral e das estratégias de ensino, sentimentos e percepções pessoais dos docentes de Anatomia durante o período de pandemia de Covid-19. Para tal, foi utilizado um questionário elaborado pelos pesquisadores e disponibilizado virtualmente por meio da plataforma Google Forms contendo questões sobre sexo, oferta da disciplina durante a pandemia, experiência prévia com ensino remoto, sentimentos e considerações individuais acerca da oferta remota da disciplina. O questionário foi ofertado a professores de Anatomia do Ensino Superior, das redes pública e privada, via e-mail e encaminhado juntamente ao Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O questionário obteve 103 respostas de docentes de todo o território brasileiro, sendo 48 mulheres (46.6%) e 55 homens (53.4%). Em relação a oferta de Anatomia no contexto pandêmico, 98.06% dos profissionais afirmaram ter ofertado durante a pandemia, enquanto apenas 1.94% não a ofertaram. Ainda nesse contexto, 60.19% não concordaram com esse oferecimento, mesmo que 79.61% dos entrevistados tenham alegado ter recebido treinamento/apoio técnico da Instituição de Ensino a qual estavam vinculados para tal. Já quanto a experiência prévia com o ensino remoto antes do período de pandemia, 85.44% dos professores a possuíam, ao passo que 14.56% não. No tangente a efetividade das estratégias de ensino utilizadas durante a pandemia, 54.37% dos professores relataram dúvida quanto à eficácia, enquanto 27.18% responderam que foram eficazes e 18.45% que não foram efetivas. Os sentimentos apresentados pelos docentes em relação ao ensino remoto de Anatomia em tempos de pandemia foram, em ordem de frequência absoluta decrescente: incerteza (63), ansiedade (58), dedicação (55), sobrecarga (50), insegurança (47), empenho (45), estranhamento (34), dúvida (34), empatia (29), interesse (27), esperança (24), tristeza (23), confiança (21), entusiasmo (18), medo (17), amor (15), satisfação (13), compaixão (13), tranquilidade (12), nostalgia (10), raiva, (9), surpresa (9), aversão (8), rejeição (6), calma (5), encantamento (4), diversão (2). Apenas 1 professor afirmou não ter tido nenhum dos sentimentos listados. A respeito da percepção pessoal dos professores quanto à aprendizagem dos alunos durante o ensino remoto, 30.10% docentes classificaram a aprendizagem como ruim, 31.07% como regular, 26.21% como satisfatório, 10.68% como bom e 1.94% como ótimo. Nenhum profissional classificou-a como excelente. Embora o ensino remoto tenha sido de fundamental importância para dar continuidade ao ensino de Anatomia durante o período de interrupção das aulas presenciais em decorrência do isolamento social imposto pela pandemia, ele propiciou influências negativas em relação à percepção individual dos docentes sobre a efetividade das estratégias de ensino e acerca do aprendizado dos alunos.


REFERÊNCIAS: BRANDÃO, J. M. et al. The teaching of anatomy during the Covid-19 pandemic. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 46, n. 3, 2022. DULOHERY, K. et al. Emerging from emergency pandemic pedagogy: A survey of anatomical educators in the United Kingdom and Ireland. Clinical Anatomy, v. 34, n. 6, p. 948–960, 26 maio 2021. TALAMONI, A. C. B. Os nervos e os ossos do ofício: uma análise etnológica da aula de Anatomia. São Paulo: Editora Unesp Digital, 2014.

AGRADECIMENTOS: Agradecimento a FAMED UNIFAL-MG, UFLA e a UFES



ESTE TRABALHO FOI APROVADO PELO COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA (CEP)? Sim


EIXO TEMÁTICO: EIXO 1 - Desenvolvimento Docente