I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO NA SAÚDE - 2023



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UTILIZAÇÃO DO AMBIENTE VIRTUAL COMO METODOLOGIA ATIVA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE DERMATOLOGIA



AUTORES: Tiago Almeida Santos Costa , Renata Ferreira Magalhães ,

PALAVRA-CHAVE: Dermatologia; Avaliação Educacional; Educação Médica.




RESUMO

INTRODUÇÃO: A utilização de recursos computacionais na educação desenvolveu-se amplamente nos últimos anos, suscitando o emprego de novos modelos pedagógicos avaliativos. Testes, pré e pós-curso, em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) podem ser úteis para análise da aprendizagem do aluno, bem como na avaliação do próprio curso.

MÉTODOS E MATERAIS: O presente estudo teve por objetivo identificar o contato dos alunos com AVA e empregar um sistema de avaliação voltado à disciplina de Dermatologia, para os estudantes do quarto ano do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) - Unicamp. A população foi constituída por 145 alunos matriculados no curso de Medicina nos anos de 2015 e 2016. Para obtenção dos dados aplicou-se, junto a Plataforma Moodle, um instrumento de identificação contendo 10 perguntas, denominado “Conhecendo Você” e um banco de 80 questões de múltipla escolha acerca de lesões elementares, com similar grau de dificuldade e previamente analisadas por residentes e professores de dermatologia.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Dos alunos convidados a participar do estudo, 81,38% responderam ao questionário “Conhecendo Você” e a grande maioria, dispunha de um bom ou razoável conhecimento em informática e demonstraram preferência em estudar sozinhos e no período noturno. Somente 2,6% dos estudantes manifestaram ter feito uso do AVA. Na etapa das avaliações, 50,34% dos participantes realizaram todas as provas. As notas do pós-teste foram maiores do que a do teste final, que por sua vez foram maiores que do pré-teste. A análise foi ajustada para os grupos em relação ao tempo de realização do pós-teste parcial. A variável tempo não exerceu influência nos resultados dos testes aplicados entre as diferentes turmas (p=0,7456), tampouco entre os grupos (p=0,9073). O método permitiu criar provas com grau semelhante de dificuldade, uma vez que não houve diferença estatística entre os grupos e alunos. Foi possível observar que os alunos do curso de Medicina da FCM - Unicamp pouco usavam o AVA e que o sistema de avaliação foi útil para documentar a aprendizagem no estágio. Os resultados também estimularam a mudança no modelo pedagógico utilizado pela disciplina de Dermatologia, visando uma melhor retenção do conhecimento ao final do estágio, por isso pode ser proveitoso para alunos, professores, Instituições de Ensino e órgãos de fomento repensarem a forma de utilização do Moodle no ensino presencial.


REFERÊNCIAS: 1. Clayton R, Pereira R, Burge S. Defining the dermatological content of the undergraduate medical curriculum: A modified Delphi study. British Journal of Dermatology [Internet]. 2006 [Acesso em: 5 Set. 2016]; 155(1):137-44. Disponível em: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1365-2133.2006.07190.x/abstract 2. Whitaker-Worth DL, Susser WS, Grant-Kels JM. Clinical dermatologic education and the diagnostic acumen of medical students and primary care residents. International Journal of Dermatology [Internet]. 1998 [Acesso em: 17 Ago. 2016]; 37(11):855-9. Disponível em: http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1046/j.1365- 4362.1998.00537.x/ful 3. Shumway J, Harden R. AMEE Medical Education Guide No 25: The assessment of learning outcomes for the competent and reflective physician. Medical Teacher [Internet]. 2003 [Acesso em: 20 Fev. 2017]; 25(6):569-84. Disponível em: https://jcesom.marshall.edu/media/53483/the-assessment-of-learning-outcomes-for- the-competeny-and-reflective-physician.pdf 4. Andrade APR. O Uso das Tecnologias na Educação: Computador e Internet [Internet]. [Brasília, DF]: Universidade de Brasília e Universidade Estadual de Goiás; 2011 [Acesso em: 13 Abr. 2017]. Disponível em: http://bdm.unb.br/bitstream/10483/1770/1/2011_AnaPaulaRochadeAndrade.pdf



ESTE TRABALHO FOI APROVADO PELO COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA (CEP)? Sim

FINANCIAMENTO: Capes

EIXO TEMÁTICO: EIXO 2 - Avaliação