I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO NA SAÚDE - 2023



Voltar para a lista de aprovados

PODER DA ESTRATEGIA DE AVALIACAO COM QR-CODE EM CICLO CLINICO NA PANDEMIA DE COVID-19



AUTORES: Cassio Cardoso Filho, Jose Vitor Tolloto Fernandes, Patrícia Moretti Rehder, Gabriel da Silva Ferreira, Joana Froés Bragança Bastos,

PALAVRA-CHAVE: QR-CODE; AVALIAÇÃO; ENSINO MÉDICO; COVID-19




RESUMO

INTRODUÇÃO: A pandemia COVID-19 trouxe diversas mudanças, implementadas abruptamente, entre elas o reorganização do ensino médico: em uma disciplina de ginecologia e obstetrícia, os alunos não poderiam trabalhar em ambientes movimentados, como salas cirúrgicas/parto/emergência. Além disso, mudanças na assistência à saúde também puderam ser observadas nesse período, o que acabou se refletindo nas rotinas do Hospital da Mulher, cenário das atividades. Nestas duas situações intimamente interligadas, foram necessárias implementações de novas ferramentas que promovessem uma avaliação em tempo real da prática clínica do aluno para adequar eficazmente o processo ensino-aprendizagem, as estratégias de avaliação e a assiduidade.

MÉTODOS E MATERAIS: Para cada plantão de urgência e emergência que compõe as atividades da disciplina foram utilizados diários de bordo e mini portfólios através da tecnologia de QR Code, para possibilitar a avaliação das atividades realizadas pelos acadêmicos em relação aos dois últimos anos anteriores à pandemia. Assim, foram utilizados os bancos de dados resultantes, o que permitiu a avaliação das atividades executadas pelo corpo discente em comparação aos dois anos anteriores da pandemia, com tabulação das médias dos números de partos e de consultas de urgência em cada cenário: antes, e durante a pandemia.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os resultados foram configurados em uma análise descritiva histórica temporalmente progressiva durante os 24 meses iniciais da pandemia, com observações relevantes às estratégias implementadas, bem como correlacionadas às avaliações do corpo discente em relação aos objetivos da disciplina. Por meio do uso consistente da tecnologia QR-Code, foi identificada uma redução de 29% no número de partos atendidos por estudantes, e uma redução de 41% nas consultas de obstetrícia e ginecologia em cenário de pronto-atendimento. Os recursos técnicos empregados foram essenciais para a motivação e influenciaram as práticas clínicas no que diz respeito à rapidez e agilidade das informações no processo decisório e na gestão educacional, a fim de envolver ativamente os alunos no processo. Os dados coletados permitiram que os alunos fossem supervisionados em suas atividades com mais precisão, para que todos pudessem realizar um certo número de consultas e procedimentos mínimos, principalmente em um ambiente médico elegível para treinamento em um processo consistente de ensino-aprendizagem. O cenário da COVID-19 forçou à readaptação das estruturas de prática em função da emergência sanitária, segurança dos alunos, e estabelecimentos de novas escalas de plantão de cobertura em função das alterações de calendário. Além disso, foi implementada a folga pós-plantão diurna para readequação do número de alunos nas atividades, a fim de se evitar aglomerações.


REFERÊNCIAS: 1- Ferreira-Filho ES, de Melo NR, Sorpreso ICE, et al. Contraception and reproductive planning during the COVID-19 pandemic. Expert Rev Clin Pharmacol. 2020;13(6):615- 622 2- Oliveira JBA, Gomes M, Barcellos TA. Covid-19 e a volta às aulas: ouvindo as evidências. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação [online]. 2020, v. 28, n. 108 [Acessado 22 Abril 2023] , pp. 555-578. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40362020002802885 3- Ronchim SMRR, Bragança JFB, Redher PM, et al. O Uso do QR Code Como Tecnologia Digital para A Avaliação da Aprendizagem dos Estudantes de Medicina durante o Plantão Médico. 57º CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO MÉDICA. 2019. Pág 469, disponível em: Cobem_57__20-01-2020-1.pdf (abem-educmed.org.br) 4- Peloso RM, Ferruzzi F, Mori AA, Camacho DP, Franzin LCDS, Margioto Teston AP, Freitas KMS. Notes from the Field: Concerns of Health-Related Higher Education Students in Brazil Pertaining to Distance Learning During the Coronavirus Pandemic. Eval Health Prof. 2020 Sep;43(3):201-203.

AGRADECIMENTOS: Grupo de Pesquisa em Educação Médica AFETO (Avaliação, Ensino InterproFissional, Engajamento Estudantil, DesenvolvimenTo Docente, CurriculO)



ESTE TRABALHO FOI APROVADO PELO COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA (CEP)? Sim

FINANCIAMENTO: CNPq

EIXO TEMÁTICO: EIXO 2 - Avaliação