I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO NA SAÚDE - 2023



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ENGAJAMENTO ESTUDANTIL: PADRAO DE EXCELENCIA COM VISIBILIDADE INSTITUCIONAL DO ESTUDANTE NEGRO



AUTORES: Jacqueline Costa Teixeira Caramori, KAROLINA PESSÔA CARDOSO , PEDRO MONTEIRO DA ROCHA RAMOS , SOFIA DA SILVA SANTOS , JOICE VITORIA DE OLIVEIRA PALMA , RODRIGO SAMPAIO PEREIRA , LETICIA DOS REIS SANTOS, Cristina Maria Garcia de Lima Parada,

PALAVRA-CHAVE: estudantes, engajamento, ações afirmativas, diversidade racial




RESUMO

QUAL PROBLEMA FOI ABORDADO?
O Brasil sofre os efeitos do racismo, do mito da democracia racial e do embranquecimento da população, cenário que repercute no ambiente construído na universidade, em especial nos cursos de tradição elitista, como a medicina. Nesse contexto é importante que escolas de saúde atuem contra o racismo fomentando atividades voltadas para população negra que propiciem o cenário favorável para engajamento estudantil visando sua excelência; reconhecendo que os aspectos culturais, sociais e outros da população negra influenciam nas conquistas, fortalecendo as ações afirmativas e contribuindo para a permanência no ensino superior.

O QUE FOI TENTADO?
Considerando os critérios de excelência internacionalmente reconhecidos sobre engajamento estudantil, uma escola médica pública mostra o seu desempenho ao implantar o Núcleo Negro de Pesquisa e Extensão Universitária - NUPE, como estratégia de combate ao racismo por meio do debate sobre a temática do negro; com o avanço nos critérios de engajamento dos estudantes, atuando em quatro áreas: envolvimento em estruturas e processos; no programa de pesquisa da escola e na participação em eventos; no ensino; e no envolvimento em projetos da comunidade local. O NUPE atua na promoção de encontros, projetos e eventos com participação aberta a qualquer estudante, servidor ou docente que mostrem interesse no assunto. Na linha de frente estão discentes negros, com orientação docente.

QUE LIÇÕES FORAM APRENDIDAS?
As evidências que esse núcleo está alcançando critérios de excelência no engajamento estudantil tem reflexos na pesquisa, ensino e extensão da Universidade, mostrado na conquista de fomentos que asseguram a abordagem das temáticas raciais: editais de iniciação científica do CNPq - dois projetos de pesquisa investigam relações etnico raciais, oriundos do eixo de raciocínio científico, componente curricular obrigatório no currículo da medicina. Outra ação está na inclusão de estudantes na Programa Núcleo de Ensino da Pró-Reitoria de Graduação, com projeto de educação antirracista na educação básica, levando práticas educativas voltadas para o cumprimento da Lei 10.639/03, sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, ressaltando a importância da cultura negra na formação da sociedade. Na extensão em saúde, o NUPE apresenta proposta de abordar a realidade do quesito raça cor no Sistema Único de Saúde (SUS), para combater desigualdades raciais, considerando que raça não é invisível. A atenção será na Política Nacional de Saúde Integral da População Negra articulada a Política de Educação Permanente, orientando a população para direitos e proporcionando apoio na formação de profissionais de saúde. As interações sociais buscam resgate institucional da memória dos negros, pouco representativos na universidade, por entrevistas e registros; e na parceria com coletivos, conselho municipal de promoção e igualdade racial e outros. O núcleo facilitou e subsidiou a 1a oportunidade de estágio eletivo na Universidade de Cabo Verde, na África, em 2023. O crescente número de ações mostra que há interesse da comunidade, negra ou não, em debater sobre o espaço do negro. Que a universidade pública não se resuma em ser formadora e distribuidora de conhecimento, mas espaço para formação de sujeitos, de todas as cores, interagindo e tendo representatividade. Que a população negra ocupe todos os espaços, sem invisibilidade.


REFERÊNCIAS: BRASIL. Lei n. 10.639/03, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Brasil. Portaria nº 992, de 13 de maio de 2009. Institui a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra. Brasília, DF, 2009. Disponível em https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2009/prt0992_13_05_2009.html Brasil. Ministério da Saúde. Política Nacional de Educação Permanente (PNEPS). Brasília. DF. Disponível em http://www.saude.gov.br/trabalho-educacao-equalificacao/gestao-da-educacao/qualificacao-profissional/40695-politica-nacional-deeducacao-permanente-pneps Brasil. Ministério da Saúde. Guia de implementação do quesito Raça/Cor/Etnia / Ministério da Saúde, Universidade de Brasília. – Brasília : Ministério da Saúde, 2018. 38 p. : il. https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_implementacao_raca_cor_etnia.pdf

AGRADECIMENTOS: Aos líderes negros, inspirações eternas. Nelson Mandela - “Tudo parece impossível até que seja feito”.



ESTE TRABALHO FOI APROVADO PELO COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA (CEP)? Não se aplica

FINANCIAMENTO: CNPq

EIXO TEMÁTICO: EIXO 4 - Engajamento estudantil e desenvolvimento discente