I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO NA SAÚDE - 2023



Voltar para a lista de aprovados

EXPERIÊNCIAS EMOCIONAIS DE ESTUDANTES DA SAÚDE NO ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DE COVID



AUTORES: Erika Zambrano, Maria Isabel Ramos do Amaral, Odette Del Risco Sánchez, Adriana Gomes Luz, Fernanda Garanhani de Castro Surita, Carina Robles Angelini,

PALAVRA-CHAVE: Ensino Online; Estudantes de Ciências da Saúde; Isolamento social; Pandemia Covid-19




RESUMO

INTRODUÇÃO: A Organização Mundial da Saúde decretou em março de 2020 a situação de pandemia decorrente do Covid-19 (WHO, 2020) e, em consequência, foram adotadas um conjunto de medidas com o intuito reduzir contágios, e assim os riscos de sobrecarga dos sistemas de saúde. A pandemia da COVID-19 tem afetado estudantes e profissionais da saúde. Objetivo: explorar as vivências e percepção dos estudantes da área da saúde sobre a implementação de Ensino Digital (EAD) em caráter emergencial, durante o período de Pandemia de COVID-19.

MÉTODOS E MATERAIS: Estudo qualitativo de tipo exploratório aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Instituição (parecer 4060.695). A pesquisa foi desenvolvida com 14 alunos dos cursos de medicina e enfermagem de uma universidade pública e uma faculdade privada, na cidade de Campinas (SP), Brasil. Os dados foram coletados utilizando a técnica do Grupo Focal. A divulgação e convite para participação do grupo focal foi realizada através de recursos digitais, totalmente online. Foi utilizada uma amostra por conveniência com os voluntários que aceitaram participar de um encontro virtual. O grupo focal foi a técnica escolhida pois favorece e valoriza a interação entre os participantes em torno de um tema. O grupo foi realizado em dezembro de 2020 e para sua condução foi utilizado um roteiro semiestruturado que incluía os temas: as experiências do afastamento social em virtude da pandemia de Covid-19, as mudanças sobre os métodos de ensino, a experiência na utilização das ferramentas digitais decorrentes deste afastamento social e a percepção dos aspectos emocionais dos graduandos diante deste cenário. Os dados obtidos nos grupos focais foram analisados utilizando a técnica da análise de conteúdo.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: A partir das análises do grupo focal foram elaboradas as seguintes categorias: (1) Experiência emocional frente à transição para um novo modelo de ensino, (2) Novos desafios para a permanência na universidade, (3) Entre a profissão e as relações humanas: vínculos com os outros e riscos de contaminação, (4) Enfrentando uma nova modalidade de ensino: percepção da qualidade do ensino digital e (5) O processo de educação-aprendizagem durante a pandemia e as interações entre professores; alunos e colegas. São facilitadores do ensino remoto a flexibilização do acesso a aulas gravadas, comunicação próxima com o professor, postura empática e apoio mútuo de alunos e professores. Aspectos estruturais e individuais, tais como dificuldades para conciliar demandas domésticas e acadêmicas, falta de espaço doméstico, assim como aspectos emocionais dificultam a aprendizagem. O estudo pode contribuir na implementação do ensino remoto emergencial durante períodos de crises.


REFERÊNCIAS: 1. World Health Organization. WHO Director-General’s opening remarks at the media briefing on COVID-19–11 March 2020. Geneva (CH): World Health Organization. https://www.who.int/dg/speeches/detail/who-director-general-s-opening-remarks-at-the-media-briefing-on-covid-19---11-march-2020. 2. Pappa S, Ntella V, Giannakas T, Giannakoulis VG, Papoutsi E, Katsaounou P. Prevalence of depression, anxiety, and insomnia among healthcare workers during the COVID-19 pandemic: A systematic review and meta-analysis [published correction appears in Brain Behav Immun. 2021 Feb;92:247]. Brain Behav Immun. 2020;88:901-907. doi:10.1016/j.bbi.2020.05.026 3. Zis P, Artemiadis A, Bargiotas P, Nteveros A, Hadjigeorgiou GM. Medical Studies during the COVID-19 Pandemic: The Impact of Digital Learning on Medical Students' Burnout and Mental Health. Int J Environ Res Public Health. 2021 Jan 5;18(1):349. doi: 10.3390/ijerph18010349. PMID: 33466459; PMCID: PMC7796433.

AGRADECIMENTOS: Esta pesquisa foi financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), bolsa (2020/07231-1). Os autores agradecem ao “Espaço da Escrita – Pró-Reitoria de Pesquisa - UNICAMP” - pelos serviços linguísticos prestados.



ESTE TRABALHO FOI APROVADO PELO COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA (CEP)? Sim

FINANCIAMENTO: FAPESP

EIXO TEMÁTICO: EIXO 5 - Currículo, gestão, inovação e permanência