I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO NA SAÚDE - 2023



Voltar para a lista de aprovados

ANSIEDADE E DEPRESSÃO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 EM ESTUDANTES DA ÁREA DA SAÚDE



AUTORES: Adriana Gomes Luz, Erika Zambrano, Carina Robles Angelini, Cássia Raquel Teatin Juliato, Priscila Gava Mazzola, Emily Gazzoli , Fernanda Garanhani de Castro Surita,

PALAVRA-CHAVE: COVID-19, ansiedade, depressão, estresse, educação digital (ED)




RESUMO

INTRODUÇÃO: Introdução: A Pandemia do COVID-19 corroborou um estado de estresse mental em todo o mundo, tanto em estudantes da área da saúde quanto em profissionais da área da saúde, por isso é fundamental analisar a estabilidade emocional desses estudantes. Objetivos: Avaliar a frequência de sintomas de depressão, ansiedade de graduandos de cursos da área de saúde por meio de escalas preconizadas, além de conhecer as reações e percepção destes sobre a implementação de Ensino Remoto Emergencial (ERE) neste período de Pandemia de COVID-19.

MÉTODOS E MATERAIS: Estudo de corte transversal, na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Brasil, durante o ano de 2020. O estudo aprovado na Comissão de ética (CAAE: 32634420.90000.5404; parecer: 4.060.695). Utilizando o recurso do e-mail, foram convidados a participar do estudo todos os alunos regularmente matriculados nos cursos de medicina, enfermagem, farmácia e fonoaudiologia da Unicamp. Após concordância e consentimento foi encaminhado aos alunos um link para acesso ao formulário de coleta de dados composto pelos seguintes instrumentos: Escala de Ansiedade Estado-Traço (IDATE), Escala de Depressão Beck (DBI II) e um questionário fechado, elaborado especialmente para este estudo. Todos os dados foram obtidos com auxílio do programa Google Forms (formulário do estudo). Foi feita análise descritiva, avaliação da pontuação das escalas acima referidas e por fim dois modelos de análise de regressão para avaliar o risco de depressão e ansiedade.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foram enviados 1204 convites para os estudantes da área de saúde, 270 (22,4%) respostas para participar (medicina 17,4%, enfermagem 19,3%, farmácia 36,30% e fonoaudiologia 27%).A maioria eram do sexo feminino (83%), com até 22 anos de idade (63 %), cor da pele branca (69%) e estavam entre 1 e 3º anos do curso (64.5%).Em relação ao ensino remoto, mais da metade (51.1%) referiram ter algum grau de dificuldade para acompanhar, insatisfação com ensino remoto (45,5% ) e dedicaram mais de 5 horas por dia aos estudos (62%). Em relação a percepção das relações sociais, mais de um terço consideraram estar comprometidas (37.8%) e a maioria (72.2%) referiu não se sentir capacitado para atuar na pandemia. Com relação à saúde mental dos alunos da área de saúde, 74% apresentaram altos níveis de ansiedade e pouco mais de um terço apresentaram depressão moderada ou grave (37%). Nossos resultados mostraram altos níveis de ansiedade grave e depressão moderada e grave nos alunos da área de saúde durante a pandemia. Os fatores associados à depressão moderada e grave foram alunos com sintomas físicos, preocupação exagerada, relações sociais comprometidas e insatisfação com ensino digital remoto. Observamos que o curso de medicina, fonoaudiologia e farmácia tiveram maiores níveis de ansiedade, mostrando a necessidade de estarmos atentos aos efeitos psicológicos desta pandemia nos nossos alunos, e que precisamos pensar em estratégias futuras para saúde mental destes profissionais.


REFERÊNCIAS: Amaral E, Polydoro SAJ, Carvalho MAAG. Os desafios da mudança para o ensino remoto emergencial na graduação na unicamp – Brasil. Linha mestra, n.41a, p.52-62, set.2020. doi: https://doi.org/10.34112/1980- 9026a2020n41ap52-62 Domínguez-González AD, Guzmán-Valdivia G, Ángeles-Téllez FS, Manjarrez-Ángeles MA, Secín-Diep R. Depression and suicidal ideation in Mexican medical students during COVID-19 outbreak. A longitudinal study. Heliyon. 2022;8(2): e08851. doi: 10.1016/j.heliyon. 2022.e08851.

AGRADECIMENTOS: Esta pesquisa foi financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), bolsa (2020/07231-1). Os autores agradecem ao “Espaço da Escrita – Pró-Reitoria de Pesquisa - UNICAMP” - pelos serviços linguísticos prestados.



ESTE TRABALHO FOI APROVADO PELO COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA (CEP)? Sim

FINANCIAMENTO: FAPESP

EIXO TEMÁTICO: EIXO 3 - Ensino interprofissional e ações de inclusão