I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO NA SAÚDE - 2023



Voltar para a lista de aprovados

IMPLEMENTAÇÃO DE MODELO DE CARREIRA DOCENTE COM ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDE



AUTORES: Joana Froés Bragança Bastos, Luis Carlos Zeferino, Maria Angela Reis de Goes Monteiro Antonio, Sérgio Sérgio Tadeu Martins Marba,

PALAVRA-CHAVE: Carreira docente, Ensino médico, Critérios de progressão de carreira




RESUMO

QUAL PROBLEMA FOI ABORDADO?
O engajamento dos docentes com o ensino, tem sido um dos grandes desafios dos gestores. Com uma carreira tendo como tripé ensino, pesquisa e extensão, e as demandas assistenciais, sobra pouco espaço para dedicação ao aprimoramento do ensino em boa parcela dos docentes. Os modelos utilizados até então para contratação docente e progressão na carreira passam majoritariamente pelas métricas da pesquisa e de atividades de pós-graduação, com pouca valorização das atividades de ensino especialmente para a progressão na carreira. Para reconhecer e estimular a área de atuação em educação em saúde a faculdade de medicina propôs novo modelo de avaliação docente. Uma nova proposta que estabelece os critérios para definição de perfis e avaliação de docentes foi aprovado pela Universidade em 2021. Este modelo define as atividades da carreira em Ensino e novos Critérios de progressão.

O QUE FOI TENTADO?
São priorizadas as atuações em três grandes áreas: Prática em ensino; Gestão em Ensino; Reconhecimento em educação em saúde. Considerou-se também atividades em: Treinamento de pesquisa e orientação; Reconhecimento como especialista clínico; Prática clínica influente; Homenagens, prêmios; Avaliação discente relacionadas a atuação em ensino. Para Critérios para Progressão Professor Associado é esperado que o docente demonstre excelência na atuação nas três áreas prioritárias: Prática em ensino, Gestão em Ensino, Reconhecimento em educação em saúde. O docente deverá apresentar atividades na gestão do ensino por pelo menos dois anos nos últimos cinco anos de atividade e, ainda Reconhecimento em educação em saúde de abrangência ao mínimo regional preferencialmente nacional. Para a Progressão Professor Titular é esperado que o docente demonstre evidente atuação nas três áreas prioritárias: Prática em ensino, Gestão em Ensino, Reconhecimento em educação em saúde com reputação no âmbito nacional e até internacional, assim como produção de conhecimento original na área que deverá necessariamente compreender atuação em nível de pós graduação stricto sensu com produção científica na área englobando projeto de pesquisa e publicações na área de ensino em Saúde preferencialmente com inserção internacional. Deverá ter papel de liderança na área em nível nacional. O docente deve exercer supervisão ou orientação de alunos de graduação, pós-graduação stricto sensu e/ou pós-doutorado.

QUE LIÇÕES FORAM APRENDIDAS?
A importância da discussão e da definição do que é uma carreira com área de concentração em ensino é passo fundamental, tanto para a ciência dos docentes do que é esperado deles neste caminho, assim como, para promover e dar sustentabilidade ao desenvolvimento docente e institucional. Um único modelo de docência não pode engessar todas as formas de atuar dentro da universidade, onde cabem muitos saberes, muitos caminhos e diferentes métricas.



ESTE TRABALHO FOI APROVADO PELO COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA (CEP)? Não se aplica


EIXO TEMÁTICO: EIXO 1 - Desenvolvimento Docente