I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO NA SAÚDE - 2023



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AVALIAÇÃO DE SOFT SKILLS ENTRE ALUNOS DE MEDICINA POR MEIO DA PARTICIPAÇÂO EM PROJETO SOCIOEDUCATIVO.



AUTORES: Andrea de Melo Alexandre Fraga, Mariana Armani Arcanjo,

PALAVRA-CHAVE: soft skils trabalho voluntário graduação




RESUMO

INTRODUÇÃO: A graduação em medicina visa desenvolver habilidades necessárias ao estudante para sua prática médica: hard skills (habilidades técnicas) e soft skills (habilidades não técnicas). As soft skills estão relacionadas ao comportamento e à inteligência emocional (empatia, comunicação, resolução de problemas, liderança e trabalho em equipe). A pandemia da coronavirus disease, teve um impacto negativo no desenvolvimento dessas habilidades. O papel de projetos sociais voluntários durante a graduação em medicina tem se mostrado como espaços de construção das soft skills pois conectam os participantes às comunidades. O estudo visa avaliar a interação entre um grupo de alunos do curso de medicina com adolescentes que desenvolvem atividades num Centro de Aprendizagem e Mobilização pela Cidadania em Campinas/SP, no contexto do desenvolvimento das soft skills durante a pandemia da COVID-19.

MÉTODOS E MATERAIS: Foi realizado um estudo observacional e descritivo com um grupo de alunos da graduação em medicina da Unicamp e que participou de dois encontros com estudantes do Patrulheiros de Campinas com o objetivo de realizar atividades socioeducativas no ambiente de ensino desses adolescentes. Previamente à chegada dos patrulheiros, os alunos responderam a um questionário, baseado em escala do tipo Likert, sobre alguns sentimentos relativos à participação nessas atividades no contexto do desenvolvimento das soft skills (habilidade em lidar com situações adversas, tomada de decisão, priorização de atividades, habilidade de comunicação, trabalho em equipe, capacidade de reconhecimento dos próprios limites, receptividade à ajuda externa e capacidade em lidar com o medo de não corresponder às expectativas). Após a realização da atividade, os alunos responderam novamente ao mesmo questionário, a fim de avaliar qual foi o impacto das atividades sobre eles. O preenchimento do questionário foi realizado no Google Formulários juntamente ao Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em pesquisa da Universidade Estadual de Campinas (no 58322622.9.0000.5404). 

RESULTADOS E DISCUSSÃO: No estudo constam 18 participantes e os resultados geraram impacto positivo nas seguintes soft skills: A habilidade em lidar com situações adversas: destaque do número de indivíduos que assinalaram “concordo totalmente”, com aumento de 100% comparados momentos pré- e pós-ação, a escolha desse item na escala dobrou entre os dois momentos. A tomada de decisão, teve um aumento de 200% no número de indivíduos que assinalaram “concordo totalmente” quando se comparam os momentos pré- e pós-ação. A avaliação da capacidade em lidar com o medo de não corresponder às expectativas teve elevado número de respostas negativas (“discordo” e “discordo totalmente”) no momento pré-ação, que corresponderam à metade das respostas descritas no questionário. Contudo, no questionário pós-ação, foi demonstrada redistribuição das respostas, de forma que esse índice foi reduzido a 55,56% quando se comparam os questionários pré- e pós-ação. Observou-se que a participação dos estudantes de medicina em um projeto socioeducativo voluntário no contexto da pandemia da COVID-19, mediante os impactos que trouxe para a educação médica, contribuiu para o desenvolvimento das soft skills. Nota-se a mudança na percepção dos estudantes quanto à maioria dessas habilidades, a partir da participação nas atividades propostas.


REFERÊNCIAS: HAMILTON, A. L. et al. Medical Students’ Non-Technical Skills (Medi-StuNTS): preliminary work developing a behavioural marker system for the non-technical skills of medical students in acute care. BMJ Simulation & Technology Enhanced Learning, v. 5, n. 3, p. 130–139, 1 jun. 2018. SANTOS, B. M. et al. Educação Médica durante a Pandemia da Covid-19: uma Revisão de Escopo. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 44, n. suppl 1, p. e139, 2020. SIQUEIRA, M. A. M. et al. Medical students’ participation in the Volunteering Program during the COVID-19 pandemic: a qualitative study about motivation and the development of new competencies. BMC medical education, v. 22, n. 1, p. 111, 19 fev. 2022.

AGRADECIMENTOS: Agradecemos ao grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino AFETO pela parceria.



ESTE TRABALHO FOI APROVADO PELO COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA (CEP)? Sim


EIXO TEMÁTICO: EIXO 4 - Engajamento estudantil e desenvolvimento discente