I SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO NA SAÚDE - 2023



Voltar para a lista de aprovados

FORMAÇÃO EM PRECEPTORIA DE RESIDÊNCIA MÉDICA: UM DESAFIO NACIONAL PARA A QUALIDADE DOS PROGRAMAS



AUTORES: Olivan Silva Queiroz, Wilma Madeira , Elivelton Borges Pinheiro, Juliana de Carvalho Rodrigues, Eno Dias de Castro Filho,

PALAVRA-CHAVE: Ensino; Tutoria; Preceptoria; Internato e Residência




RESUMO

QUAL PROBLEMA FOI ABORDADO?
A formação de médicos está em expansão no Brasil. Nos últimos 20 anos as vagas de graduação em cursos de medicina e de residências foram ampliadas. Um dos desafios é garantir a qualidade desses programas e dos profissionais que neles se formam. Investir no desenvolvimento de formadores é uma estratégia que garante um bom serviço à sociedade. Boa parte das vezes o médico se torna preceptor sem um treinamento adequado. Alguns conceitos e ferramentas, quando trabalhadas, ajudam na lida diária. A pesquisa sobre ensino de residentes também é uma realidade distante para a maioria dos preceptores de residência do país.

O QUE FOI TENTADO?
Uma especialização foi desenvolvida por um hospital de grande porte, com 10 anos de experiência em capacitações semelhantes, em parceria com o Ministério da Saúde do Brasil. Com carga horária de 360 horas e modelo tele presencial, o curso acolhe formadores de todo o país e de diversas especialidades: clínicas, cirúrgicas e diagnósticas. O curso é formado por quatro módulos: (1) Fundamentos do ensino de residentes; (2) Ensino teórico e integração assistência-currículo; (3) Habilidades relacionais e avaliação atitudinal; (4) Pesquisa sobre o ensino. Em todos os módulos são respeitados os pilares de (1) Objetivos de aprendizagem; (2) Métodos de ensino; (3) Avaliação; (4) Habilidades relacionais e (5) Pesquisa. São disponibilizados médicos com experiência em preceptoria para tutoria, condução nas atividades síncronas e assíncronas e orientação na elaboração dos trabalhos de conclusão de curso. Algumas metodologias ativas são aplicadas, como a supervisão de situações com residentes e discussão de artigos científicos.

QUE LIÇÕES FORAM APRENDIDAS?
A introdução de temas relacionados ao ensino, melhorando a prática de médicas e médicos, responsáveis pela formação de outros tantos profissionais, que cuidam de um sem-número de pessoas é estratégia imprescindível para o nosso sistema de saúde. No primeiro ano mais de 250 preceptores formaram-se produzindo dezenas de produtos, ideias e inovações apresentadas como Trabalho de Conclusão de Curso (TCCs). Nos mais de 100 TCCs surgiram temas relacionados a currículo de residência, como competências e Atividades Profissionais Confiabilizadoras (APCs), planos de desenvolvimento individual, avaliação de ambiente educacional, reestruturação de avaliação do programa foram trabalhados. Houve produção sobre métodos de ensino, como treinamento de habilidades para cirurgia, videolaparoscopia, habilidades de comunicação e discussão de casos clínicos. Da mesma forma os temas de avaliação também apareceram, como revisões sobre Feedback, Mini-Cex, OSCE e demais simulações. Importante demanda atual, os temas sobre saúde mental e relacionamento entre residentes e preceptores apareceram em trabalhos sobre emoções e fadiga, sobre conflitos de gerações e em especial sobre Burnout. Por fim, alguns grupos traçaram perfis dos preceptores, de seus programas, inclusive dos alunos do próprio curso. A reação dos alunos à maioria dos encontros síncronos foi positiva, bem como os escores de promoção de rede (NPS) do curso. A carga horária é extensa, mas a disponibilidade de atividades tele presenciais facilita a adesão dos preceptores. A troca de experiências de um grupo bastante heterogêneo, de diversas regiões, diferentes especialidades e variados graus de familiaridade com pesquisa sobre ensino auxilia diretamente no aprendizado.


REFERÊNCIAS: 1. Yvonne Steinert, Karen Mann, Angel Centeno, Diana Dolmans, John Spencer, Mark Gelula & David Prideaux (2006) A systematic review of faculty development initiatives designed to improve teaching effectiveness in medical education: BEME Guide No. 8, Medical Teacher, 28:6, 497-526, DOI: 10.1080/01421590600902976



ESTE TRABALHO FOI APROVADO PELO COMITÊ DE ÉTICA E PESQUISA (CEP)? Não se aplica

FINANCIAMENTO: PROADI-SUS

EIXO TEMÁTICO: EIXO 1 - Desenvolvimento Docente